Skip to main content

Comida do Kenya: Chapati, Dengo e Avocado

Essas são as receitas que minha amiga Kamilinha preparou para a festa Kenyana que ela preparou para contar um pouco sobre a sua experiência nos meses que morou em Nairobi, capital do Kenya, estudando inovação social.

Aqui um pouco sobre o que a Kamis explicou sobre os 3 pratos típicos que ela fez:

Chapati: Talheres definitivamente não fazem parte da cultura do Kenya. Como diria minha amiga kenyana Mercy “You should eat like a caveman!”. O chapati é uma espécie de substituição do talher. Com ele você vai pegando a carne, o feijão, a lentilha e misturando tudo nas mãos. Caveman rocks!

Dengo: No Kenya, lentilha se chama Dengo. Não é símbolo de sorte ou prosperidade mas faz parte da maioria das refeições nas kibandas, os quiosques que vendem comida local a um preço incrívelmente acessível. Coma a lentilha no bowl molhando seu chapati.

Avocado: Guacamole, ou “avocado” como é chamado, é um acompanhamento famoso lá no Kenya. Eles misturam com muitas comidas e alguns restaurante etíopes (a Etiópia fica bem em cima do Kenya)  colocam avocado com outros molhos em cima da Injera (que é um grande pão fermentado). Coma o avocado com chapati ou com o que quiser!

Chapati (pão)

1 xícara de farinha integral
1 xícara de farinha de trigo
1/2 col. de chá de sal
3/4 xícara de água morna
3 col. de sopa de manteiga

Numa tigela, misture as farinhas e o sal. Adicione a água e trabalhe bem a massa, começando com uma colher de pau, e depois com as mãos, até que ela não grude mais. Se estiver muito seca acrescente aos poucos, mais água morna para que a massa fique bem fofa.

Polvilhe uma superfície lisa com farinha de trigo e sove bem a massa até que fique elástica. Faça uma bola, coloque numa tigela ligeiramente untada com óleo e cubra com um pano úmido.

Deixe descansar por 30 minutos. Mais uma vez, polvilhe com farinha uma superfície lisa, e trabalhe a massa mais uma vez. Divida em 8 bolinhas. Abra as bolinhas em discos bem fininhos com um rolo de macarrão.

Aqueça uma frigideira anti-aderente grande e coloque os discos, um por vez, e cozinhe até que inche ou doure um pouco. Vire e cozinhe mais até dourar. Espalhe a manteiga num dos lados do pão, e coloque numa cesta. Cubra com um pano para mantê-lo aquecido até a hora de servir.

Dengo (lentilha)

1 1/2 xícara de lentilha
2 xícara de água
1 tablete de caldo de carne
1 cebola
3 dentes de alho

Deixe de molho a lentilha em água de um dia para o outro, ou pelo menos por algumas horas. Descarte a água.

Coloque para cozinhar, na panela de pressão, a lentilha, a água e o caldo de carne. Deixe cozinhar em fogo baixo, por 10 minutos depois que começar a apitar.

Enquanto cozinha pique a cebola e o alho. Em uma outra panela, aqueça óleo, refogue a cebola e o alho, e reserve.

Assim que a lentilha terminar de cozinhar, abra a panela e veja se está boa de caldo, se estiver muito aguada cozinhe um pouco mais. Misture a lentilha com a cebola e o alho refogado e sirva, quente ou fria.

Avocado (guacamole)

1 abacate maduro (molinho quando se aperta)
1 tomates sem pele e sem semente
1/2 cebola média
pimenta calabresa
molho de pimenta
Suco de 1 limão taiti

Descasque o abacate, abra-o ao meio, tire o caroço, corte em pedaços, trasfira para uma tigela e amasse levemente com um garfo.

Corte os tomates (sem pele e sem sementes) em cubos e a cebola em cubinhos bem pequenos.

Junte tudo ao abacate e amasse até formar uma pasta homogênea. Tempere com limão, sal e as pimentas à gosto.

2 Comentários

Deixe um comentário