Skip to main content

Este é o primeiro post da sessão Cozinha Dal Bó Visita. Meu desejo de agora em diante é visitar todos meus amigos e parentes, e quem mais quiser participar, para registrar a vida das suas cozinhas, o ar das suas casas e trocar receitas desde especialidades, heranças de família e novas descobertas.

E para inaugurar, esta é a Cozinha da Maíra! A maravilhosa cozinha amarela.

A Maíra, minha amiga do coração, é jornalista e trabalha como planejadora e pesquisadora. Seu marido Rica, é diretor de vídeo. Juntos eles moram nesse lindo apartamento em Pinheiros, aconchegante e cheio de luz.

Caixas de feira, ilustrações, fotos de viagem, móveis antigos e contemporâneos, lembranças de todos os lugares que visitaram, uma mistura que deixa a casa deles exatamente do jeito que eu amo. Fora a luz intensa que entra pela cozinha, e deixa tudo mais vivo.

Mas a atração da casa, para mim, é a cozinha amarela, que foi inspirada pela cozinha que já existia no apartamento quando eles compraram para reformar.

A Maíra é uma cozinheira de mão cheia, mas gosta mesmo de fazer salgados. Não é muito fã de cozinhar doces, já que não gosta de medir nada, o olho e a experiência que importam. Nessa visita, ela me mostrou duas receitas, a meu pedido, porque já era apaixonado por elas.

Uma é o Pão de Mandioquinha, um pão quase bolo, levemente adocicado, e com aquele gosto maravilhoso de mandioquinha. O mais lindo dessa receita, com certeza, é que Maíra aprendeu com a sua avó. Apaixonada pelas receitas da avó, Maíra pediu para ela escrever um livro de receitas para ela. E ela fez! Escreveu à mão, dois cadernos, com receitas doces e salgadas. Para seu azar, os outros netos descobriram e ela teve que escrever mais 5 cópias de cada caderno. Provavelmente cansativo, mas certamente com aquele amor adocicado de vó.

E a outra receita é a Maminha na Cerveja Preta, que aprendeu com uma amiga, e virou uma das receitas que mais aparecem na sua cozinha. Uma das receitas de carne mais fáceis que já fiz, juro, e com um resultado sensacional, saborosa e com pedaços de carne que se desmancham.

1 Comentário

Deixe um comentário