Skip to main content

Peixe na Grelha com Limões e Ervas

Este foi o prato principal do almoço que fiz lá no sítio da minha família, no final do ano. Meu primo Vicente, que é um ótimo pescador, tinha prometido pescar algum peixe grande para fazermos lá no sítio, com toda a família reunida, entre natal e ano novo. Fiquei responsável de preparar o peixe e todo o resto. Meu pai, que anda cada vez mais entusiasta da grelha com carvão (bem diferente da churrasqueira gaúcha tradicional), entrou como assador.

Foram dois pacus de quase 2 kilos cada e mais algumas carpas pequenas. Recheados com limões-cravo (ou tangerina lá no sul) e todas as ervas que consegui encontrar lá na horta. Depois de quase uma hora de grelha o peixe estava pronto, com aquele gosto forte de terra dos peixes de açude, perfumado com as ervas e os limões. Para servir fiz ainda um molho rápido de salsinha, azeite e limão siciliano (porque o cravo tinha acabado), e para acompanhar o peixe ainda fiz Alho-Poró na Grelha, Quinoa com Ervas e Sementes e uma travessa de Blueberries Assados para sobremesa, quase tudo lá do sítio mesmo. Um belo almoço de verão.

Peixe na Grelha com Limões e Ervas

Ingredientes

  • 1 peixe de uns 2kg (usamos o pacu que meu primo pescou, mas já fiz anchovas e corvinas da mesma forma, também uma delícia)
  • alguns limões (cravo, siciliano, tahiti ou um de cada)
  • ramos de ervas variadas (eu usei salsa, tomilho e alecrim)
  • salsinha para o molho
  • azeite de oliva
  • Lave o peixe por dentro e por fora. Faça uns cortes no lado de fora do peixe, não muito profundos, e tempere com sal e pimenta do reino. Tempere o interior do peixe também com sal e pimenta do reino. Recheie com um dos limões fatiados e muitas ervas.
  • Leve à grelha e cozinhe até a carne do peixe estar cozida, o tempo de cozimento pode variar muito, dependendo do calor do fogo e da grossura do peixe. Para ter certeza, abra o peixe e cheque se a carne está soltando em lascas e não mais translúcida, mas opaca.
  • Enquanto o peixe está cozinhando faça um molho para servir junto, misturando o suco de um dos limões e o dobro de azeite de oliva. Tempere com sal e pimenta do reino e misture bem, até ele ficar homogêneo e cremoso. Por fim adicione um punhado de salsinha picada.
Imprimir

Deixe um comentário