Skip to main content

Meu Bolo de Aniversário

Final de semana passado foi meu aniversário! Parabéns pra mim! E como sempre, aproveitei a ocasião para cozinhar tudo que eu estava com vontade e todas as coisas que eu amo. Carne louca, pasta de queijo, abobrinhas confitadas, tomatinhos confitados, quadrados de limão siciliano, quadrados de pink lemonade (em breve receita aqui) e muitos brownies. Mas o protagonista da festa foi, definitivamente, o meu bolo de aniversário.

Primeiro porque ele ficou ótimo. Segundo porque ele era azul. E terceiro porque ele durou no máximo uns 10 minutos, e ele era grande, e isso é raro, sempre sobra bolo nos meus aniversários. Resumindo, o bolo foi lindo. E aqui vai a receita.

Há algum tempo já estava querendo testar uma cobertura de buttercream, ou creme de manteiga, a mais usada nos bolos americanos, mas quase nunca usada aqui. Sempre tinha receio da quantidade de manteiga usada, mas usei e funcionou. Ela é maravilhosa! A textura e a consistência ajudam muito na hora de cobrir o bolo, e o gosto é doce mas não é enjoativo, funciona muito bem.

O recheio que escolhi foi de bem casado, o leite condensado cozido. Sempre tive um pouco de medo daquela história de cozinhar a lata fechada dentro da panela de pressão, mas resolvi superar isso e testar. Era certo que eu ia amar, porque eu realmente já amo o sabor dele, que fica entre o leite condensado e o doce de leite. E dentro do bolo, por ele ainda ficar meio úmido, ele deixa o bolo molhadinho por dentro e mesmo sendo doce não ficou exagerado, ficou no ponto.

Então na próxima oportunidade que quiser fazer um bolo de respeito, pode testar essa aqui.

Meu Bolo de Aniversário – Bem Casado com Buttercream de Merengue Suíço
Bolo adaptado do meu querido Smitten Kitchen e Buttercream da minha querida Martha Stewart

Aumentei a quantidade de Buttercream da receita que usei, pois achei que faltou um pouco para ele ficar mais nivelado e mais perfeito.

Para o Bolo

4 xícaras de farinha de trigo
4 col. de sopa de maisena
2 col. de chá de fermento em pó
1 e ½ col. de chá de bicarbonato de sódio
1 col. de chá de sal
220 gr. de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar
2 col. de chá de extrato de baunilha
4 ovos, em temperatura ambiente
2 xícaras de leite integral

Aqueça o forno a 180ºC. Unte duas formas de bolo redondas (entre 20 e 25cm) com manteiga, se quiser pode cobrir o fundo delas com papel manteiga (nem sempre faço isso, mas é bom).

Peneire os ingredientes secos (farinha, maisena, fermento, bicarbonato e sal) dentro de uma tigela e reserve.

Na batedeira, em velocidade média, bata a manteiga e o açúcar, até que fique bem claro e fofo, uns 5 minutos. Adicione a baunilha e bata mais um pouquinho. Então adicione os ovos, um por vez, batendo bem a cada ovo e parando para raspar as paredes da tigela com uma espátula. Diminua a velocidade para mínima, adicione o leite e bata um pouco. A mistura vai parecer que talhou, é normal.

Por fim, adicione a mistura de farinha, em três partes, batendo muito pouco entre cada adição, só até misturar. Desligue a batedeira e termine de incorporar a farinha com uma espátula, se precisar.

Se for fazer o bolo colorido, distribua a massa em duas tigelas e misture com o corante que quiser. Comece colocando pouco por vez e vá vendo como fica. Eu fiz dois tons de azul e depois intercalei as fatias, ficou incrível. Mas deve ficar lindo também com duas cores completamente diferentes, tipo rosa e amarelo.

Despeje a massa nas duas formas e leve ao forno. Asse até que ele pareça dourado (se o bolo é colorido isso é difícil de perceber) ou até que um palito saia limpo quando espetado no centro do bolo. No meu forno isso demorou tipo 45 a 50min. A receita original diz de 35 a 40min. Vá testando, mas na dúvida asse um pouco mais.

Retire do forno, espere uns 10 minutos e desenforme o bolo. Retire o papel manteiga, se usou, e deixe descansar por no mínimo uma hora.

Para o recheio de Bem Casado

2 latas de leite condensado
uma panela de pressão

Coloque as latas de leite condensado dentro da panela de pressão e cubra com água, até mais ou menos uns 3 dedos acima das latas. Tampe e leve ao fogo. Assim que começar a chiar, conte 30min. Retire do fogo e espere esfriar. Abra as latas e misture todo o bem casado em uma tigela e leve à geladeira para firmar.

Para a cobertura de Buttercream de Merengue Suíço

6 claras
1 e ½ xícara de açúcar
2 col. de chá de essência de baunilha
400gr de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

Antes de qualquer coisa retire a manteiga (do bolo e do recheio) e os ovos da geladeira, para garantir que estejam em temperatura ambiente quando for usar. Não caia na tentação de tentar amolecer ela no microondas, isso estraga o Buttercream.

Leve uma panela pequena com água ao fogo.

Em uma tigela à prova de calor, misture as claras com o açúcar. Leve sobre a panela de água fervendo e misture em banho maria até que o açúcar dissolva, teste esfregando a mistura entre com os dedos para checar, deve levar tipo 3 a 4 minutos.

Leve essa mistura à batedeira e bata até que cresça e fique branco e brilhoso. Adicione a baunilha e misture.

Por fim adicione a manteiga, um pedaço por vez, e bata bem. Ela pode parecer que não vai funcionar, pode parecer meio mole, as vezes talhada, é normal. Pode bater por mais de 5 minutos. Ao fim ela vai ficar firme e com uma textura lisa, muito fácil de espalhar. Use imediatamente ou leve à geladeira se for usar depois.

Para ajudar, assista esse vídeo ótimo da Martha, onde ela explica direitinho como fazer e como deve ficar.

Monte o bolo:

Agora vem a parte divertida, e tensa. Aprendi muito do que sei assistindo outros vídeos da Martha Stewart, então assista esse aqui e esse aqui.

Para começar, nivele os bolos cortando a “tampa” dos dois, com uma faca de pão serrilhada grande, corte toda a parte que deixa o lado de cima do bolo mais redondo. Isso vai garantir um bolo bem retinho no final.

Agora corte os bolos ao meio. Eu sempre começo cortando ao redor, bem pouquinho, em todo o bolo, girando ele, para depois cortar mais profundo e atravessar o bolo. Isso garante que você corte ele realmente ao meio.

Separe a base de bolo que vá usar. Espalhe uma colherada de cobertura na base e arrume a primeira fatia por cima, comece com a parte superior de algum dos bolos. Espalhe um terço do bem casado sobre ele, deixando alguns centímetros da borda sem recheio, pois senão ele vai escorrer. Cubra com uma camada de bolo e mais recheio. Repita mais uma vez e cubra com a camada final do bolo.

Hora de cobrir o bolo. Para ele ficar bem certinho e alinhado, existe uma técnica chamada Crumb Coating, ou camada de migalhas. Ela é uma primeira camada de cobertura, bem fina, que serve para segurar todas as migalhas e nivelar todas as imperfeicões do bolo. Realmente últil. Pode fazer. Para isso, comece espalhando uma pequena camada de buttercream ao redor e sobre todo o bolo. Com uma espátula comprida, nivele e arrume ela. Não precisa cobrir o bolo, a massa vai aparecer ainda, é só para preencher os buracos entre as camadas e segurar as migalhas mesmo.

Leve à geladeira por 20 minutos, para firmar.

Finalmente, cubra o bolo com o restante do buttercream. Espalhando com uma espátula e girando o bolo, até ficar bem nivelado.

Guarde na geladeira. Deixe chegar em temperatura ambiente na hora de servir, e boa festa!

21 Comentários

  • gutta disse:

    Tentei fazer no meu aniversário, sábado! Esqueci do fermento! Jesus! É muito amadorismo 🙁 mas vou tentar novamente em breve hihi! Adoro seu trabalho e continuarei tentando suas receitas! Sucesso

    • dalbo disse:

      Ahh.. Que pena! Mas essas coisas acontecem na cozinha mesmo. Boa sorte na próxima tentativa! Não desiste que uma hora vai! Beijão, Angelo

  • Elisabeth disse:

    Estava procurando uma receita de bolo azul para o aniversário da minha filha (que será só em dezembro, mas como sou fervida já estou procurando, rs). A sua foi a que mais me agradou. Principalmente pq assim como vc eu tbm tenho um pouco de receio com relação a quantidade de manteiga, mas como vc disse, testou e ficou ótimo!
    Com certeza vou testar a receita e sem dúvida será o eleito para o aniversário da minha princesa! ;).

    Parabéns!!!

    Minha única dúvida é:
    Essa receita é para um bolo de quantos quilos aproximadamente?

    Abraços e sucesso!

    Beth.

    • dalbo disse:

      Que legal Beth. Fico feliz que gostou e mais feliz ainda que vai fazer a receita! Pode confiar que a cobertura fica ótima desse jeito mesmo. Infelizmente o peso do bolo eu vou ficar te devendo. Na hora eu nem lembrei de pesar. Mas olha, ele fica super pesado, bem recheado e serviu umas 20 e tantas pessoas, tranquilo. Qlqr dúvida só me perguntar. Abraço e boa sorte!!!

  • Jéssica disse:

    Coisa mais linda este bolo! Me lembrou o bolo arco-íris que vi esses dias na tv…
    Parabéns!!!
    Minha única dúvida é o que seria essa tigela à prova de calor, não sei se tenho, não sei qual é para comprar…
    Ah, vc tbm não menciona, mas, chegou a umedecer o bolo com aquela calda de água com açúcar ou não é necessário?
    Muito obrigada! Sucesso!

    • dalbo disse:

      Oi Jéssica. A tigela é de vidro ou de metal. Qlqr coisa que dê pra levar em banho maria. Só não usar de plástico que tá tudo bem. Quanto a umedecer o bolo, essa receita já fica super molhadinha, então achei que não precisava não. E como o recheio também não é seco, fica ótimo! Beijos, Angelo

  • Mari disse:

    Droga! Meu aniversário foi ontem, e não fiz nada porque me enjoei dos bolos convencionais, mas depois desta receita, acho que terei duas datas esse ano! Haha. Lindo bolo!

    • dalbo disse:

      Hahahah eu acho que nem precisa de desculpa ou ocasião para fazer um bolo desses. Tenho vontade de fazer um toda semana! Beijão!!

  • Mara disse:

    Olá! Quero muito fazer esse bolo mas não encontro o extrato de baunilha em lugar algum na minha cidade. Será que fica bom mesmo sem esse ingrediente? Ou faz muuita diferença?
    Adoro as receitas e principalmente as fotografias! Beijo!

    • dalbo disse:

      Oi Mara, que bom que gostou. Quanto à baunilha, pode fazer o bolo sem sim. Ela dá um sabor gostoso para o bolo e para a cobertura, mas se você não conseguir pode fazer sem, ainda assim vai ficar bem bom. Beijos!

  • Silvia de Abreu disse:

    Angelo, eu simplesmente amo suas receitas !!!
    Fiz o seu bolo de chocolate com avelãs no aniversário da minha mãe e todos adoraram, nem acreditaram que fui eu quem fiz…. rsr
    A questão é eu quero copiar seu bolo de aniversário no meu aniversário, mas eu quero saber se posso guardar o bolo assado de um dia pro outro, como eu fiz com o de chocolate, e só montar no dia da festa.
    Beijoo

    • dalbo disse:

      Oi Silvia. Que legal! Ótimo que o bolo deu certo. Agora sobre esse bolo, pode fazer ele antes sim. Sem problemas. Até uns dois dias antes ele ainda deve ficar bem fresquinho. É só embrulhar ele muuito bem com plástico filme e guardar em temperatura ambiente, não na geladeira. Boa sorte com o bolo!! Beijo, Angelo 😉

  • Amanda Liberato disse:

    Ola Dalbo!

    Adorei suas receitas Tentei fazer o Buttercream de merengue no meu aniversário, mas eu achei o gosto de manteiga muito forte. Tem alguma marca especifica que você indique ou alguma técnica pra ajudar a amenizar? Muito obrigada!

    • dalbo disse:

      Oi Amanda.. Nossa que pena que ficou gosto. Eu fiz ele novamente semana passada e achei uma delícia. Ele deixa um pouco de gosto, mas acho que é super suave. Você usou manteiga sem sal comum? Às vezes o gosto forte pode ser por causa da marca da manteiga. Mas mesmo assim deveria ficar suave. Tenta diminuir um pouco a quantidade de manteiga na próxima tentativa. Deve ficar firme ainda e com menos gosto de manteiga. Estou testando outras receitas de Buttercream pra colocar aqui no blog. Em breve aparece por aqui. Beijo!

  • Fabiana disse:

    Olá, Dalbó! Eu amo as tuas receitas e tive que voltar hoje para agradecer por esta aqui. Fiz este bolo para o aniversário surpresa da minha mãe com algumas modificações, coloquei abacaxi em uma camada e cobri com chantilly, pq achei o buttercream muito avançado para as minhas habilidades kkk e foi o maior sucesso, sobrou só um pedacinho kkk Esta é a terceira receita que eu faço e todas deram super certo. A próxima será a maminha na panela de pressão. Muito obrigada! Um grande abraço.

    • dalbo disse:

      Que demais Fabiana!!! Muito legal saber que deu certo. Obrigado 🙂 E sucesso na cozinha!!

  • Vitória Arlene disse:

    Raoaz, só digo uma coisa : estou APAIXONADA! De verdade, amei seu site, tem ótimas receitas que fogem do padrão só bolo de chocolate e isso é otimo! Amo cozinhar e esse bolo com certeza já é um dos meus queridinhos <3
    Parabéns, que Deus continue lhe abençoando grandemente.
    Amor a cozinha sempre e sempre <3

  • Elizandra Lemos Tamanhoni disse:

    Acabei de conhecer seu blog…tô apaixonada…já quero fazer todas as receitas…tudo lindo… as duas melhores coisas da vida…fotografia e cozinhar… não podia dar melhor