Skip to main content

Quadrados de Limão Siciliano (Lemon Bars)

Meu vício por limão siciliano é grande, confesso. Alguns brincam que eu tento colocar limão em tudo, inclusive consegui colocar até na minha foto de perfil do blog. Então quando comecei a descobrir sobre a mera existência dos Lemon Bars, pequenas barrinhas cremosas com um forte sabor de limão e de cor amarelo vivo, fiquei bem curioso e decidido à fazê-las. O primeiro teste foi para o meu próprio aniversário, no ano passado, um presente de mim para mim. Fiquei instantaneamente viciado. Já perdi a conta de quantas vezes já fiz essa receita, não só pra mim. É uma das encomendas que mais faço para amigos e conhecidos (quem ficar com preguiça de fazer e quiser encomendar, é só chamar), sob o nome traduzido, dado por mim mesmo, de Quadrados de Limão Siciliano – porque Barra simplesmente não combina com a sutileza desse doce.

O Lemon Bar é um clássico da culinária tradicional americana. A receita possui duas partes: uma base de massa doce amanteigada e crocante, entre um cookie e uma massa de torta, e um recheio cremoso de ovos e limão sicilano, com a consistência que lembra um quindim, porém com o azedinho do limão. Uma combinação maravilhosa, e um doce ótimo para impressionar convidados num jantar, numa festa ou dar de presente para os amigos queridos. Ele não é um doce leve (vide a quantidade de açúçar e também de ovos), mas o azedo do limão quebra tudo isso, e o resultado é sensacional, acredite, mas mesmo assim difícil de comer grandes quantidades, o que o faz dele um docinho perfeito na verdade.

Para os americanos (pelo que li por aí), essa é uma receita com gosto de infância. Para mim não tem nada disso, já que só conheci limão siciliano já adulto, e nem lembro direito quando. Já que a maioria deles são importados e essas coisas não chegavam a Farroupilha, onde cresci. Mas hoje em dia chegam! E eu sempre encontro na fruteira perto da casa dos meus pais, e eu acho isso formidável.

Quadrados de Limão Siciliano (Lemon Bars)

Adaptada dessa receita do Smitten Kitchen
Esta receita rende uma forma retangular de mais ou menos 23cmx33cm. Se quiser fazer em uma forma menor quadrada de 20cmx20cm pode reduzir a receita exatamente pela metade. Sei que parece chatice essas formalidades numéricas e geométricas, mas como toda boa receita de confeitaria, os detalhes e a precisão fazem toda a diferença. Então se você almeja o resultado perfeito, use medidores de xícaras exatos, meça sua assadeira e aceite a quantidade quebrada de manteiga.

Ingredientes

Para a massa

  • 230 g de manteiga sem sal, gelada
  • ½ xícara de açúcar cristal
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal

Para o recheio de limão

  • 6 ovos, em temperatura ambiente
  • 2 e ½ xícaras de açúcar
  • raspas da casca de 5 limões sicilianos
  • 1 xícara de suco fresco de limão siciliano (varia de 4 a 6 limões na minha experiência)
  • 1 xícara de farinha de trigo

Para finalizar

  • açúcar de confeiteiro para polvilhar
  • Pré aqueça o forno à 180ºC. Cubra uma assadeira retangular com papel manteiga, deixando uma parte de papel sobrando em cada ponta para ajudar a desenformar depois. Unte o papel manteiga com manteiga (irônico, não).
  • Em um processador de alimentos, misture a farinha, o açúcar e o sal, pulsando algumas vezes. Corte a menteiga ainda gelada em cubos e adicione ao processador. Segure o botão pulsar alguns segundos de cada vez, até que a manteiga seja incorporada, mas não derreta e você consiga uma massa ainda bem esfarelada mas que quando apertada fique unida.
  • Despeje a massa na forma com o papel e vá apertando com os dedos, formando uma parede mais alta nas bordas, de 1, 2 cm. Não precisa apertar muito, algumas partes podem ficar soltas. Fure toda ela com um garfo e leve ao freezes por 20 a 30 minutos.
  • Tire do freezer e leve diretamente ao forno. Asse até que ela comece a dourar, algo perto de 20 a 25 minutos (varia de forno para forno). Enquanto ela assa prepare o recheio.
  • Comece com as raspas. Lave bem os limões, para tirar a cera, e raspe a casca (somente a parte amarela) com o seu ralador mais fino, quanto menor as raspas, melhor o resultado. Depois esprema os limões. Misture as raspas e o suco com os ovos, o açúcar e a farinha, com um batedor de arames, até que a farinha se dissolva. Retire a massa do forno e despeje o recheio dentro dela.
  • Leve ao forno, com cuidado para não transbordar, e asse por mais 30 a 35 minutos, até o recheio assentar. Fique de olho depois passados uns 25 minutos, pois ele pode assentar antes. Para testar o ponto, vá sacudindo um pouco a forma, enquanto estiver balançando ainda não está pronto. Assim que ele endurecer espere mais alguns minutos e pronto.
  • Retire do forno e deixe esfriar completamente, à temperatura ambiente ou dentro da geladeira. Retire da forma puxando as bordas do papel. Retire o papel com cuidado, raspando embaixo da massa com uma faca ou espátula para ajudar a descolar.
  • Corte em quadrados, do tamanho que preferir, e polvilhe com bastante açúcar de confeiteiro, pois ele irá desaparecer aos poucos devido à umidade do recheio. Guarde na geladeira, por até uma semana. Fica ideal mesmo nos primeiros dois dias, depois a massa ficará um pouco mole, mas o gosto do recheio continuará espetacular.
Imprimir

Deixe um comentário