Skip to main content

Sim! Granola! Eu sei que é muito fácil (e até mais barato às vezes) comprar granola pronta, mas comecei a pesquisar sobre “como fazer granola em casa” em uma época que estava tentando comer o mínimo possível de comidas industrializadas e processadas. Achava um saco ter que comprar uma coisa “saudável” cheia de açúcares e conservantes e essências artificiais. Aí descobri que fazer granola em casa não é nada difícil, e realmente muito saudável. Aveia, nozes, mel e azeite. Simples assim, saudável assim.

E depois da primeira vez, fiquei completamente viciado. Ela é muito mais saborosa e crocante que qualquer granola comprada pronta. Juro que será uma das melhores granolas que você já comeu na vida. E, de novo, você sabe exatamente o que vai dentro dela. Para mim, isso é uma alimentação saudável.

Vou explicar aqui como funciona uma receita base de granola, e no final passo a minha “versão” preferida. Mas o é que você pode experimentar com uma variedade infinita de combinações e sabores, usando o que mais gosta, ou tentando recriar em casa alguma granola especial que já comeu em algum lugar.

A receita base é a seguinte: 3 medidas de aveia, 2 medidas de nozes/sementes, ½ medida de mel, ½ medida de azeite/óleo, 1 medida de frutas secas e alguns extras para dar sabor.

A medida que você vai usar vai depender da quantidade que você quer de granola. Você pode usar desde uma xícara padrão, até um copo pequeno, se quiser fazer pequenas quantidades, ou até um pote maior, para grandes quantidades.

Sobre os ingredientes:

Aveia – tem que ser a aveia em flocos, e não flocos finos ou farelo de aveia. Ela é a base da granola.

Nozes e Sementes – podem ser uma mistura de Noz, Noz Pecã, Amêndoa, Castanha de Cajú e Castanha do Pará. Já as sementes podem ser Semente de Abóbora, Semente de Girassol, Linhaça, Gergelim e etc. O importante é que o total disso equivala a duas medidas que você estiver usando. Use a imaginação e o seu gosto para decidir o que quer usar.

Frutas – uma mistura de qualquer fruta seca, como Uvas, Damascos, Cranberrys, etc. As frutas são completamente opcionais, mas eu adoro passas na granola, quando frescas, outra coisa que me irritava nas granolas prontas é que as passas pareciam mais pedacinhos de pedra do que de uvas.

Azeite/Óleo – eu sempre faço com azeite de oliva, pode parecer estranho, mas o gosto no final é ótimo, você não vai sentir gosto do azeite, e acho mais saudável. Mas também funciona super bem com algum óleo como Canola e Girassol.

Extras – aqui é o que vai dar um gosto diferente à sua granola. Sal é sempre necessário, ele realça o sabor de tudo no final, e não deixa salgado. De resto eu sempre uso essência de baunilha e canela, deixa tudo com um gostinho de nozes caramelizadas, você pode testar também com cardamomo ou cacau em pó, para algo mais chocólatra. E por fim coloco umas colheres de açúcar mascavo, para um docinho extra, mas não é necessário.

Granola
rende um pote grande – como o da foto

Esta aqui é a minha variação preferida, mas fique à vontade para testar e reinventar do jeito que preferir.

3 xícaras de aveias em flocos (350gr)
2 xícaras de uma mistura de amêndoas, castanha do pará e castanha de cajú (300gr no total)
3 col. sopa de açúcar mascavo (opcional)
1 pitada de sal
1 col. de chá de canela em pó
1 col. de chá de essência de baunilha
½ xícara de azeite de oliva
½ xícara de mel
1 xícara de uvas passas – brancas ou pretas

Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Pique grosseiramente as castanhas e amêndoas, ou dê algumas pulsadas no processador de alimentos. Não precisa picar tudo do mesmo tamanho, é só para não ficarem todas inteiras.

Em uma tigela grande, misture a aveia com a mistura de castanhas. Adicione os secos – o sal, a canela e o açúcar mascavo e misture bem. Por fim adicione os molhas – a essência de baunilha, o azeite de oliva e o mel, misture bem de novo, vai estar meio grudento nesse momento.

Despeje tudo em uma assadeira antiaderente grande e espalhe bem.

Leve ao forno e asse por 45 a 60min. De 15 em 15 minutos abra o forno e misture a granola com uma colher de pau, isso ajuda ela a ficar soltinha depois de pronta.

A granola vai estar pronta quando estiver bem dourada, mas ainda não vai estar sequinha e crocante, não se preocupe. Quanto mais tempo ela ficar no forno, mais sequinha e com gosto de tostada ela ficará depois de pronta. Se ela assar pouco, pode ficar levemente grudenta. Em nenhum dos casos ela ficará ruim, vai do gosto de cada um para saber o tempo exato, por isso fique de olho até ela atingir a cor que você acha que está bom.

Deixe esfriar uns 10 minutos e adicione as passas. Deixe esfriar completamente, mexendo de vez em quando para ir desfazendo os pedaços que se grudarem. Transfira para um pote fechado e guarde fora da geladeira. Ela dura de um a dois meses. Coma com iogurte, com leite, com frutas e até pura!

7 Comentários

  • Marina Fagundes disse:

    Nossa! Eu acabei de fazer!! Só mudei um pouco as proporções e coloquei noz moscada, mas essa é a melhor granola que eu já comi na vida!!!

  • Charito Peraza disse:

    Eu sempre fiz minha granola de forma caseira , porém nunca acrescentei semente de abobora ou somente de girassol, pois na região onde vivo só encontro estas sementes de duas formas
    cruas ou torradas com sal , aí foi que surgiu algumas dúvidas

    1º) As sementes de girassol ou abobora podem ser consumidas cruas ?

    2º) As sementes de girassol e aborda devem ser previamente torradas para acrescentar à granola?

    De antemão muito obrigada

    • Angelo Dal Bó disse:

      Oi Charito, se elas forem adicionadas à granola antes de ir ao forno não precisam estar torradas, pois vão assar junto com o restante. Acho que elas não são muito boas consumidas cruas, mas nunca experimentei. O importante é que elas estejam sem a casca. Abraço, Angelo.

  • Fernanda disse:

    Estava querendo uma receita de granola como essa!! Muito gostosa!!!
    Acabei usando todas as castanhas e várias frutas (uva passa preta, ameixa, tâmaras, damasco e cranberry) e cacau em pó.
    Ficou ótima até pra comer pura!
    Muito obrigada por compartilhar tanta receita incrível!!!!
    Abraços
    Fernanda

    • Angelo Dal Bó disse:

      Obrigado Fernanda 🙂 Eu amo essa granola, sempre como pura também.