Skip to main content

Gratin Crocante de Batatas

Um gratin de batatas em uma versão especial, linda e festiva, que fiz para acompanhar minha ceia de Natal. Achei ele incrível não somente pela aparência exuberante, mas também porque ele não é tão pesado quanto os gratins mais tradicionais, com creme de leite, ideal tanto para jantares aconchegantes de inverno, quanto para almoços calorosos de verão.

Confesso que ele é um pouco mais trabalhoso do que pensei que fosse ao ler a receita da Martha Stewart que me inspirou. Reunir as fatias das batatas depois de fatiá-las para que fiquem no formato da batata não é muito mole, assim como arrumá-las na assadeira depois. Mas como eu gosto de um desafio culinário e o resultado é muito lindo e também muito gostoso, valeu muito a pena. Então acredite em mim e faça também, você não vai se arrepender.

Gratin Crocante de Batatas

Esta receita fica mais bonita e mais fácil se você tiver um mandolin para cortar a batata em fatias muito finas, porém se não tiver pode fazer com uma faca afiada sem problemas.
Talvez você precise de mais ou menos batatas, tudo depende do tamanho da sua assadeira. Para garantir um bom resultado, arrume as batatas ainda inteiras dentro da assadeira para ver mais ou menos quantas batatas você vai precisar para preenchê-la completamente.

Ingredientes

  • 6 a 8 batatas médias a grandes
  • 3 col. de sopa de manteiga
  • 3 col. de sopa de azeite de oliva
  • 1 col. de chá de sal
  • pimenta do reino
  • Pré-aqueça o forno a 200ºC. Em uma panela pequena, derreta a manteiga. Retire do fogo e misture o azeite de oliva, o sal e um pouco de pimenta do reino. Reserve.
  • Descasque as batatas e corte-as em fatias muito finas com um mandolin ou com uma faca afiada. Deixe cada batata fatiada separada, não misture todas as fatias de todas as batatas, para facilitar na hora de arrumar na assadeira.
  • Separe uma assadeira rasa redonda ou oval, do tamanho certo para caber todas as batatas e não sobrar. Pincele o fundo da assadeira com um pouco da mistura de manteiga e azeite. Arrume as batatas dentro da assadeira, com cuidado, para que fiquem todas de pé e bem apertadinhas. Pincele com o restante da manteiga/azeite e leve ao forno. Asse até que elas fiquem macias por dentro e bem crocantes na parte de cima, de 1 hora e meia a 2 horas. Retire do forno e sirva em seguida ou embrulhe com papel alumínio até a hora de servir, aquecendo levemente no forno novamente.
Imprimir

2 Comentários

Deixe um comentário