Skip to main content

Frango Assado com Tomilho e Laranja

Este frango é simples, saboroso e suculento, levemente perfumado com raspas de laranja e folhas de tomilho, e assado com uma penca de cebolas, que viram um acompanhamento incrível. Decidi, por vários motivos, fazer essa receita neste final de ano no blog ao invés de peru ou chester (blergh). Mesmo sendo menos natalino, assar um frango é muito mais simples que assar uma ave gigantesca, então é ótimo para quem está começando a se aventurar por este mundo, e também ela é perfeita para encontros menores de poucos e bons amigos. E por fim, é muito mais fácil achar um frango inteiro de boa qualidade orgânico e caipira do que um peru, que normalmente já vem congelado e cheio de temperos industrializados.

A receita é simples e começa com uma salmoura, que garante que ele fique muito suculento e bem temperado. Mas se estiver com pressa pode pular essa etapa e ir direto para a manteiga temperada, ele ainda vai ficar bem gostoso. O aroma das laranjas e do tomilho fica super suave, e a manteiga serve apenas para deixar a carne mais suculenta e a pele mais crocante, você não irá sentir a sua presença ao final. As cebolas são um espetáculo a parte, ficam doces e macias. Gosto de assar elas com casca e tudo, assim elas não queimam no forno e você não tem o trabalho de descascá-las, apenas avise os convidados para retirarem uma ou duas camadas da cebola antes de comê-las e está tudo certo.

Frango Assado com Laranja, Tomilho e Cebolas

A salmoura ajuda a deixar o frango mais suculento e saboroso depois de assado, e garante que até as partes mais magras da carne, como o peito, não fiquem secas e sem graça. Porém se você não tiver tempo, pode pular esta etapa, e ir direto para o final, apenas lembre-se de salgar bem a ave por dentro e por fora antes de temperar com a manteiga (se usar a salmoura não precisa salgar não).

Ingredientes

  • 1 frango inteiro, de preferência orgânico e caipira (eu usei um da Korin)

para a salmoura

  • 3 litros de água filtrada
  • ½ xícara de sal
  • ½ xícara de açúcar
  • 4 dentes de alho, descascados
  • 2 folhas de louro
  • alguns ramos de tomilho
  • 1 col. de sopa de grãos de pimenta do reino inteiros

para assar

  • 100 g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  • 1 laranja
  • mais alguns ramos de tomilho
  • 1 cabeça de alho
  • 4 a 6 cebolas médias
  • Um dia antes de assar o frango, prepare a salmoura para temperá-lo. Em uma panela média, ferva 1 litro de água com o sal e o açúcar. Ferva por um minuto, misturando bem para dissolver tudo. Retire do fogo e transfira para uma tigela grande o suficiente para receber o frango inteiro. Adicione os outros 2 litros de água e os temperos. Leve à geladeira até que esteja completamente frio. A água não pode estar morna quando você adicionar o frango, pois ela pode elevar a temperatura da carne e permitir que as bactérias se instalem. Assim que esfriar adicione o frango à salmoura e leve à geladeira por no mínimo 6 horas, e no máximo 18 horas, o ideal é deixar de um dia para o outro, para que os temperos penetrem bem na carne, mas se deixar muito mais tempo ele pode salgar demais e a carne pode perder sua textura.
  • Depois desse tempo, retire o frango da salmoura, lave em água corrente e seque com papel toalha. Neste ponto você pode seguir com a receita e assar o frango diretamente ou então ainda pode deixá-lo na geladeira, em uma assadeira destampada, por mais um dia até a hora que estiver pronto para assar.
  • Na hora de assar, pré-aqueça o forno a 200ºC. Misture a manteiga amolecida com as raspas da casca da laranja e com as folhas de tomilho. Com cuidado, separe a pele da carne, no peito e nas coxas, enfiando os dedos aos poucos para descolar a pele até onde conseguir. Espalhe metade da manteiga temperada entre a pele e a carne. Recheie a cavidade do frango com meia laranja e vários ramos de tomilho. Amarre as pernas do frango e prenda as asinhas com um palito. Espalhe o restante da manteiga sobre a pele de todo o frango.
  • Transfira o frango para a assadeira que for usar. Corte a cabeça de alho ao meio e coloque na assadeira também. Corte as cebolas ao meio, com casca mesmo, e arrume ao redor do frango. Tempere-as com um pouco de pimenta do reino e azeite de oliva, e espalhe mais alguns ramos de tomilho por cima delas. Esprema a outra metade da laranja sobre o frango e leve ao forno. Asse até que ele fique cozido e bem dourado, 1 hora e meia, mais ou menos. De tempos em tempos, retire do forno e regue o frango com os caldos da assadeira para que ele fique mais saboroso e mais dourado.
  • Assim que terminar retire do forno, cubra com papel alumínio levemente e deixe descansar uns 15 minutos antes de cortar e servir. Transfira para uma travessa bonita e arrume as cebolas ainda com casca ao redor.
Imprimir

3 Comentários

  • Mariana Monnerat disse:

    Como não gosto de cebola substituí por batatas roxas e cenouras. Fora isso segui a receita a risca. Foi o melhor frango que eu já comi na vida. Não tenho como agradecer o suficiente por essa receita.
    Fez um sucesso imenso na festa de ano novo

  • Ronaldo disse:

    Fiz esse Frango e foi sucesso, agora sempre me pedem pra fazer.
    Obrigado.

Deixe um comentário