Skip to main content

Crostini de Pesto de Ervilha e Hortelã com Queijo Cottage

Essa pasta é realmente uma explosão de primavera. A cor verde quase fosforescente das ervilhas com o aroma do hortelã e do limão. Além disso é extremamente fácil de fazer, apenas misturar tudo com um processador de alimentos ou então com um pilão, e até um socador de caipirinha pode funcionar bem. A ideia não é transformar tudo em uma pasta, mas sim deixar uns pedaços inteiros de ervilha, que dão uma ótima textura.

Essa receita não tem muitas medidas precisas, você pode fazer como preferir, com mais ou menos hortelã, mais ou menos queijo, mais ou menos limão, mais ou menos tudo, vá testando e veja como fica ideal para seu gosto.

Esta é uma das receitas que fizeram parte da primeira edição do zine de lançamento do Projeto Quatro, uma parceria entre o Cozinha Dal Bó e a FLO atelier botânico. Um projeto que nasceu da paixão pelo trabalho manual, pela natureza e pelas coisas simples. Inspirados nas estações, começamos com a Primavera, e tudo que ela representa. Todas as fotos deste post fazem parte da publicação. 

Crostini de Pesto de Ervilha e Hortelã com Queijo Cottage

Ingredientes
um pacote (300gr) de ervilhas congeladas
algumas folhas de hortelã
algumas folhas de manjericão
um dente de alho
um punhado (50gr) de queijo parmesão fresco ralado
suco de meio limão siciliano
uma pitada de sal e pimenta do reino
alguns fios de azeite de oliva extra virgem
um pote de queijo cottage
fatias de pão italiano

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Retire as ervilhas do congelador e deixe-as de molho em água por uns 10-15 minutos para descongelar um pouco.

Arrume as fatias de pão em uma assadeira e regue com azeite de aliva. Leve ao forno até que a parte de baixo comece a dourar, algo tipo 10 minutos. Vire-as e asse até que os dois lados fiquem tostados.

Em um processador de alimentos coloque todos os ingredientes (menos o queijo e o pão) e pulse até que esteja tudo misturado, mas não totalmente homogêneo. Se achar que está muito firme pode adicionar mais alguns fios de azeite de oliva e pulsar mais algumas vezes, isso vai ajudar a soltar um pouco.

Espalhe pesto sobre as fatias de pão e coloque um pouco de queijo cottage por cima. Salpique um pouco de azeite de oliva e pimenta do reino e pronto.

Também fica ótimo como molho de massa ou dentro de sanduíches.

1 Comentário

Deixe um comentário