Skip to main content

Sopa de Abóbora com Granola Salgada

Com essa nova leva de frio em São Paulo, fui atrás de uma nova receita de sopa. Sou fã de sopa de abóbora, e essa é bem boa, simples e bem gostosa, faço quase sempre. Mas a estrela da receita aqui é a Granola. Esse post é pra falar dela. Pra você que sente falta de alguma coisa crocante e salgada na hora de tomar uma sopa, mas quer uma alternativa mais saudável do que uma fatia de pão torrado, essa receita é pra você. Uma granola simples, fácil, sequinha e salgadinha. Que serve tanto para comer com uma salada, como lanche da tarde ou, meu preferido, por cima de uma bela sopa cremosa.

A receita é básica, e você pode fazer do seu próprio jeito, com a mistura de castanhas e sementes que você desejar. Eu usei o que tinha em casa, e o que mais gosto: amêndoas, semente de girassol, semente de abóbora, quinoa e gergelim. Adorei a combinação, mas imaginei outras mil também. Pra dar um toque de sabor usei uma colher bem cheia de sal marinho em flocos, tipo flor de sal, mas sal comum também funciona, e também um pouco de páprica picante, que dá um toque bem leve mas necessário. Como ela não leva muito mel na receita, a granola fica mais soltinha e menos grudada com a minha receita de granola doce. Testei uma receita que levava clara de ovo, pra deixar ela grudada e mais crocante. Achei gostoso mas não achei que valesse a pena a sujeira extra, então essa é a minha receita oficial.

Antes de terminar, pra falar de sopa também precisamos falar de caldo. Quanto melhor e mais saboroso o caldo, mais incrível a sopa. Então, por isso, preciso falar novamente sobre o Caldo de Legumes e Parmesão. Uma das minhas descobertas preferidas deste último ano. Um panelão com água, legumes e todas as cascas de queijo parmesão que você jogou fora a vida toda. O sabor dele depois de uma hora de cozimento é algo impressionante, com um gosto de parmesão incrível (e um aroma pela casa inteira também!). Depois que aprendi esse truque, sempre deixo um saquinho na geladeira acumulando cascas e restos de queijo parmesão. Faço um panelão de caldo e depois congelo em potes menores, pra nunca correr o risco de ficar sem esse caldo maravilhoso.

Granola Salgada

Essa é uma receita básica de granola salgada, que pode ser adaptada para os ingredientes que você gosta ou tem em casa.

Ingredientes
1 xícara de aveia em flocos
1 xícara de amêndoas, nozes ou castanhas
1 xícara de sementes (eu usei semente de abóbora, de girassol, quinoa e gergelim)
1 col. de chá de sal
½ col. de chá de páprica picante ou pimenta caiena
¼ xícara de azeite de oliva (4 col. de sopa)
1 col. de sopa de mel

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Separe uma assadeira grande antiaderente.

Na assadeira, adicione a aveia com as amêndoas/nozes, as sementes, o sal e a páprica/pimenta. Misture bem e então adicione o azeite de oliva e o mel. Misture novamente e espalhe na assadeira uniformemente.

Leve ao forno e asse até ficar dourada, mais ou menos 30 minutos. De 10 em 10 minutos, retire do forno e mexa toda a granola, para cozinhar por igual.

Quando estiver pronta, retire do forno e deixe esfriar bem, ela estará ainda mole quando sair do forno, mas ficará crocante quando terminar de esfriar.

Guarde em um pote bem fechado e use como desejar. Saladas, sopas, queijos cremosos e até na banana amassada do café da manhã.

 

Sopa de Abóbora
para 4 pessoas

Como eu falei lá em cima, eu sempre uso caldos caseiros quando faço sopa em casa, e meu preferido é esse de Legumes e Parmesão, porque ele deixa a sopa com um sabor incrível, e é vegetariano também. Mas se quiser pode usar um caldo de galinha caseiro também, fica ótimo.

Ingredientes
1kg de abóbora
1 cebola
1 dente de alho
1 litro de caldo caseiro de legumes e parmesão

Aqueça o caldo em uma panela ou no microondas.

Corte a abóbora em pedaços. Pique a cebola e o dente de alho.

Em uma panela média, aqueça um pouco de azeite e refogue a cebola por uns 5 minutos, até amolecer. Adicione o alho e refogue por mais um minuto.

Adicione a abóbora e o caldo quente, tempere com uma pitada de sal e cozinhe em fogo médio-baixo por 20 a 30 minutos, até que a abóbora esteja mole.

Bata no liquidificador ou com um mixer de mão. Prove, ajuste o sal e tempere com pimenta do reino.

Sirva quente com a granola salgada.

8 Comentários

  • Anna Camila disse:

    Amo, amo, amo abóbora!
    Também amo granola salgada!
    Faço a minha com açúcar e coloco gel de chia (só colocar um pouco de água na chia).
    Também coloco cebola desidratada nos últimos 5 minutos de forno…
    Fica uma cooooisa de delícia!!!
    Amo suas fotos, sempre que vc anuncia post no Insta corro aqui…

    SUCESSO!!!
    =D

    • dalbo disse:

      Oi Anna. Que bom que você curte as receitas 🙂 Obrigado! E vou pesquisar essa dica aí do gel de chia.. nunca tinha ouvido falar. E adorei também a da cebola desidratada, deve deixar um gosto ótimo!! Granola salgada é bom demais!! Fiquei viciado.. heheheh Beijo!!

      • Anna Camila disse:

        Já vi pessoas fazerem com clara de ovo…
        Nunca fiz, mas com o gel de chia fica ótimo. Grudadinho na medida!
        Experimenta depois!

        Beijos

        • dalbo disse:

          Eu fiz o teste com clara de ovo. Ela fica grudadinha, bem boa, mas achei que deixa menos crocante, então deixei ela soltinha mesmo. Vou testar o gel de chia na próxima 🙂 Beijo!

  • Marina disse:

    Por favor me tire uma dúvida: a quinoa em grãos é crua? Muito obrigada. Marina

  • Tuia disse:

    Oie!
    Qual abóbora você usou?
    Linda sopa!

    • Angelo Dal Bó disse:

      Oi. Usei a japonesa/cabotiá. Quase sempre uso ela pra fazer sopa. Acho menos aguada e mais saborosa 😉

Deixe um comentário