Skip to main content

Pinchos de Pimentões Assados com Creme de Queijo

No mesmo dia que preparei aquele maravilhoso Fideuá, servi esse prato de entrada. Pinchos são um tipo de tapa espanhola, fatias de pão com alguma coisa em cima. Uma versão espanhola da bruschetta ou do crostini. A diferença entre eles está apenas na combinação de sabores, na verdade. Nesse dia decidi fazer um dos meus preferidos, Pimentões Assados. Doces, macios, azeitosos e maravilhosos. Depois de queimado e descascado o pimentão muda completamente, e deixa de ser aquele vegetal crocante, forte e que deixa um hálito tenebroso, ele se transforma completamente. Então se você não é muito fã de pimentão cru, pode confiar nesse aqui.

O grande trabalho dessa receita é preparar os pimentões. O processo de “queimá-los” depois descascá-los não é a coisa mais fácil do mundo, mas é um projeto bem gostoso de fazer, e com um resultado que vale a pena, de verdade. Se você realmente não quiser ter esse trabalho todo pode procurar um vidro de pimentões espanhóis em azeite e usar do mesmo jeito. Prometo que não conto pra ninguém.

Pinchos de Pimentões Assados com Creme de Queijo

Ingredientes

  • 2 pimentões, vermelho e amarelo
  • azeite de oliva
  • 150 g de cream cheese
  • um punhado de queijo parmesão fresco, ralado
  • fatias de pão
  • Lave e seque os pimentões. Coloque-os diretamente sobre a chama mais forte do seu fogão e cozinhe-os no fogo até que eles fiquem queimados. Vire-os com um garfo várias vezes, para queimar todos os lados. O ideal é que eles fiquem bem pretos, pois isso facilita muito na hora de retirar a casca. Pode fazer diretamente sobre o fogo de uma churrasqueira, ótima receita para um dia de churrasco também.
  • Quando eles estiverem queimados, transfira para uma tigela e cubra imediatamente com plástico filme. O vapor irá terminar de cozinhá-los, deixando-os ainda mais doces. Deixe esfriar por uma meia hora.
  • Depois é hora de descascá-los. A parte um pouco mais trabalhosa da receita. O meu processo para facilitar é:
  • Retire a parte de cima (com o caule) e a de baixo (bundinha). Abra-o como uma folha, com a parte das sementes pra cima. Raspe as sementes e as partes brancas com uma faca. Vire-o e raspe a casca com a faca também e retire os pedaços pequenos queimados esfregando com um papel toalha. Caso alguns pedaços de casca não saiam não tem problema.
  • Depois de descascados, corte em pedaços ou em tirinhas, como preferir. Transfira para um pote ou vidro, tempere com uma pitada de sal, pimenta do reino e bastante azeite de oliva. A ideia é quase cobrir com o azeite. Depois disso ele pode ficar até uma semana na geladeira, pronto para usar quando quiser. O azeite irá pegar um gosto incrível do pimentão, você pode até usar ele separado para temperar uma salada ou comer com um pedaço de pão.
  • Com o pimentão pronto, toste o pão na torradeira ou no forno pré-aquecido e misture o cream cheese com o parmesão para formar uma pasta.
  • Sirva os dois separados em potes para as pessoas montarem os seus ou monte você mesmo, espalhando uma colherada de creme de queijo e arrume tiras dos pimentões por cima. Para deixar com mais cara de Pincho Espanhol coloque um palito em cada um, como eles fazem em Barcelona.
Imprimir

Deixe um comentário