Skip to main content

Abacaxi com Baunilha, Jack Daniels, Iogurte e Amêndoas Glaceadas

Esses tempos jantei em um restaurante que gosto muito aqui em São Paulo, o Chou. Inspirado por uma sobremesa, que era uma combinação de frutas maceradas, creme e nozes crocantes, decidir fazer minha própria versão mudando a combinação dos ingredientes. A minha escolha foi essa: rodelas de abacaxi maceradas com sementes de baunilha, açúcar e Jack Daniels, servido com iogurte drenado e amêndoas glaceadas.

O abacaxi fica doce e com um sabor incrível de baunilha e de Jack Daniel’s, a calda que ser forma enquanto ele fica na geladeira é maravilhosa. O iogurte depois de drenado fica consistente e doce, porque o soro que sai dele é a parte mais ácida. Ele fica muito parecido com o iogurte grego de verdade (que não tem nada a ver com esse que a indústria chama de grego cheio de emulsificante e açúcar). E para completar, amêndoas glaceadas, doces, crocantes e lindas. Uma sobremesa bem chique para servir ao final de um almoço ou jantar. Ela é perfeita pra isso também pois você pode fazer quase tudo no dia anterior e só empratar na hora de servir.

Abacaxi com Baunilha, Jack Daniel’s, Iogurte e Amêndoas

para 4 a 6 pessoas
Você pode fazer todas as etapas dessa sobremesa (iogurte, abacaxi e amêndoas) no dia anterior e deixar para montar na hora de servir.

Ingredientes

  • 2 potes de iogurte natural integral não adoçado
  • 1 abacaxi
  • 1 fava de baunilha (ou 1 col. de chá de extrato de baunilha)
  • 2 col. de sopa de açúcar
  • 2 col. de sopa de Jack Daniel’s ou bourbon
  • 1 xícara de amêndoas
  • ½ xícara de açúcar de confeiteiro
  • Coloque o iogurte em um coador de café com filtro, sobre uma xícara ou copo, e leve a geladeira por algumas horas ou de um dia para o outro. Isso deixará o iogurte mais consistente e menos ácido, o Iogurte Grego de verdade.
  • Descasque o abacaxi e corte em 8 fatias. Abra a baunilha ao meio pelo comprido e raspe as sementes com a ponta de uma faca. Em uma tigela, misture o abacaxi com as sementes de baunilha, o açúcar e o Jack Daniel’s. Misture bem e deixe macerar por algumas horas na geladeira.
  • Para glacear as amêndoas, pré-aqueça o forno a 180ºC e coloque o açúcar de confeiteiro em uma tigela. Passe as amêndoas em água corrente com uma peneira. Escorra ligeiramente e misture com o açúcar, sacudindo a tigela para que as amêndoas fiquem cobertas de açúcar. Transfira com cuidado para uma assadeira antiaderente e leve ao forno até que estejam levemente douradas e crocantes, mais ou menos 15 minutos. Mexa a assadeira de vez em quando para que elas não grudem. Retire do forno, deixe esfriar em temperatura ambiente e guarde em um pote bem fechado até a hora de usar.
  • Para servir, arrume duas fatias de abacaxi em pratos fundos e regue com uma colherada do caldo que se formou na tigela. Cubra com uma colherada grande de iogurte coado e salpique as amêndoas por cima.
Imprimir

Deixe um comentário