Skip to main content

Torta de Chocolate e Framboesa

Chocolate amargo e frutas vermelhas é uma combinação incrível. Queria muito fazer uma torta com essa dupla, que fosse fácil e perfeita para uma comemoração como o Dia das Mães. Tem chocolate, e bastante, mas não é nada doce. O chocolate amargo dá uma certa sofisticada (na falta de uma palavra melhor), e deixa uma sobremesa que poderia ser incrivelmente enjoativa num doce perfeito para terminar um almoço especial.

A combinação de texturas e sabores é o forte dessa torta. Tem o aveludado denso da ganache de chocolate amargo, o azedinho refrescante da geleia de framboesa e o doce crocante da base de biscoito de chocolate. Três etapas super rápidas, que você faz em meia hora fácil. E depois só deixar gelar até a hora de servir.

Torta de Chocolate e Framboesa

Nessa receita eu usei chocolate amargo de verdade, com 70% de cacau. O sabor fica bem forte e a torta não fica doce. Se quiser usar o meio amargo a quantidade é um pouco diferente, como eu mostro aqui embaixo.

Ingredientes

  • 200 g de biscoito de chocolate (de leite, amanteigado ou outro tipo, não recheado)
  • 100 g de manteiga sem sal
  • 200 g (2 xícaras) de framboesas (frescas ou congeladas)
  • 2 col. de sopa de açúcar
  • 350 ml (350g) de creme de leite fresco (de garrafinha)
  • 300 g de chocolate amargo 70% ou 350g de chocolate meio amargo
  • Antes de começar a geleia, separe algumas framboesas para decorar e coloque o restante em uma panela pequena. Misture com o açúcar e leve ao fogo médio. Cozinhe, mexendo de vez em quando, por uns 10 a 15 minutos, até que esteja borbulhando bastante e não esteja mais muito líquida. Se usar framboesas frescas cozinhe um pouco menos, as congeladas soltam mais água. Desligue e deixe esfriar.
  • Comece a fazer a base da torta, derretendo a manteiga em uma panela pequena ou no microondas. Triture os biscoitos num processador de alimentos até virarem uma farinha. Adicione a manteiga derretida e processe mais até que vire uma massa meio úmida. Se não tiver processador, pode quebrar os biscoitos dentro de um saco com um martelo de bife ou rolo de massa. Demora mais um pouco mas o resultado é parecido.
  • Pegue uma forma de fundo removível de 20cm a 23cm. Despeje a massa dentro, espalhe e aperte bem. Para facilitar, use um medidor de xícara ou uma xícara/copo que tenha a lateral reta. Leve à geladeira enquanto prepara a ganache.
  • Para a ganache de chocolate, pique o chocolate e coloque em uma tigela. Leve o creme de leite para esquentar em uma panela em fogo médio. Aqueça até que ele comece a borbulhar levemente nos cantos da panela, não é para ferver totalmente. Despeje o creme de leite sobre o chocolate e deixe parado por um minuto. Com uma espátula, comece a misturar tudo fazendo movimentos circulares no centro da tigela, até que esteja completamente homogêneo. Deixe esfriar por meia hora.
  • Retire a base da geladeira, espalhe a geleia e cubra com a ganache. Leve à geladeira por no mínimo duas horas. Retire e desenforme, se estiver difícil passe uma faca nas laterais, com cuidado.
  • Pode fazer ela com um dia de antecedência, mas retire uma hora antes de servir, para o chocolate ficar na textura ideal. Depois guarde na geladeira por uns dias.
Imprimir

10 Comentários

  • Fabiana disse:

    Oi Dal Bó!

    Que delícia de receita! Recentemente descobri uma loja aqui em Porto Alegre que vende essas frutas vermelhas mais “exóticas”, pirei e comprei um quilo de framboesa. Hahaha 😛 na primeira vez que eu fiz, notei que aconteceu dois probleminhas: a casquinha da torta ficou bem esfarelenta e a geléia de framboesa ficou cheia de sementinhas. Fiquei pensando, será que nao seria melhor colocar essa casca no forno ao invés da geladeira? Ou será que faltou tempo de geladeira nessa casca? Estou fazendo a receita aqui pela segunda vez, vamos ver se fica melhor 🙂 adoro o site! Sucesso pra você!

    • dalbo disse:

      Oi Fabiana.
      Humm pode ser que precise de mais tempo na geladeira mesmo. E se as bolachas não estiverem muito trituradas ela pode ficar meio quebradiça mesmo. Mas se você colocar ela na geladeira depois de pronta a ganache endurece e provavelmente deve “segurar” a base. E sobre as sementes, ela realmente fica assim, mas eu não me importo muito não. Se quiser pode peneirar a geleia depois de pronta 😉
      Beijos e obrigado!!

    • Alexandra disse:

      Oi Fabiana!

      Também moro em Porto Alegre e tenho muuuita dificuldade em encontrar frutas vermelhas,
      me conta que loja é essa? haha
      Estou doida para fazer essa torta!

      Obrigada!

  • Zezé disse:

    Dal
    Acabei de finalizar essa torta e ficou deliciosa… fiz com morangos. Testada e aprovada!! Já testei tb as amêndoas
    caramelizadas…outra delícia! !
    Adoro seu site…parabéns!! Bjs

  • Flora disse:

    Oi, queria saber se é possível substituir as framboesas por morangos e se as quantidades continuam as mesmas?
    Obrigada!

  • Tatiana Lomonaco disse:

    Oi Angelo,

    Tudo bem?
    Me ajuda? Quais as medidas dessa forma? Para não faltar “massa” rs.

    Obrigada!!

Deixe um comentário