Skip to main content

Torta Folhada de Maçã e Caramelo

Uma casa nova pede um open house. E um open house para quem tem um blog de receitas nada mais é do que uma oportunidade para testar receitas novas. É exatamente isso que ando fazendo. Aproveitando para, sempre que vou receber alguém, testar uma receita que estava guardada em algum lugar dos meus favoritos, dos meus livros ou da minha cabeça. Essa em particular veio do meu adorado Smitten Kitchen.

Uma Torta de Maçã espetacular! Por 3 motivos. Primeiro porque o sabor é incrível: a maçã fica macia, a massa fica crocante e o caramelo fora de série. Segundo porque a apresentação dela é sensacional: digna de uma patisserie francesa. E terceiro, e melhor, porque ela é fácil! Por mais estranho que isso pareça, ela é realmente muito fácil e rápida de se fazer. O principal motivo é que você não precisa quebrar a cabeça e gastar horas na cozinha fazendo uma massa de base. Tudo que você precisa é comprar uma massa folhada pronta no supermercado. Pra quem nunca viu, ela fica na sessão de congelados, perto das sobremesas prontas (que você deve a todo custo evitar). Guarde sempre uma dessas na geladeira, e quando precisar de uma sobremesa de última hora ela estará lá. Ela serve tanto pra tortas como essas como para fazer seu próprio croissant! Ou seja, um espetáculo!

Torta Folhada de Maçã com Caramelo
adaptada do Smitten Kitchen

Ingredientes
para o Torta
1 pacote de massa folhada retangular congelada
3 maçãs
2 col. de sopa de açúcar
2 col. de sopa de manteiga sem sal, gelada

para o Caramelo
4 col. de sopa de açúcar
2 col. de sopa de manteiga sem sal
2 col. de sopa de creme de leite
uma pitada de sal

Um dia antes retire a massa folhada do freezer e deixe-a na geladeira, ou deixe-a fora da geladeira por algumas horas (na dúvida siga as instruções no pacote).

Aqueça o forno a 200ºC. Separe uma assadeira grande e unte-a com óleo. Abra a massa folhada e desenrole-a sobre a assadeira. Corte os excessos para ela caber perfeitamente.

Pegue uma faca afiada, e passe-a de leve ao redor de toda a massa, sem cortá-la, formando uma borda de mais ou menos 1cm.

Descasque as maçãs, retire o caroço e fatie-as finamente com uma faca. Misture as fatias com as 2 colheres de açúcar e depois espalhe-as sobre a massa folhada, sem ultrapassar a moldura que você desenhou. Pode seguir o desenho que preferir, a original é em mosaico, bem chique, mas eu gostei mais dessa que eu fiz. Salpique sobre as maçãs pedaços da manteiga gelada, pode esmagar com os dedos mesmo.

Leve ao forno e asse até que as maçãs estejam levemente douradas e macias quando fincadas com um garfo, deve durar mais ou menos uns 30-40 minutos.

Retire-a do forno, sem desligá-lo, e faça o caramelo.

Em uma panela bem pequena, coloque as 4 colheres de açúcar para derreter em fogo médio. Vá mexendo a panela até que ele fique com uma cor dourada e todo derretido. Retire do fogo, adicione o sal e a manteiga e misture para derretê-la. Adicione o creme de leite e leve de volta ao fogo. Cozinhe em fogo médio até que tudo esteja misturado e derretido e com uma linda cor de caramelo, ele vai borbulhar bastante, é normal, vai sem medo.

Com um pincel ou uma colher, espalhe o caramelo sobre as maçãs uniformemente e leve de volta ao forno, por mais uns 5 a 10 minutos, até o caramelo começar a borbulhar.

Retire do fogo e espere esfriar um pouco para cortar em pedaços. Sirva pura ou com uma bola de sorvete de creme. Ela fica incrível quente, morna, em temperatura ambiente e até gelada. Então se quiser pode até fazer no dia anterior. Apenas esquente ela levemente no forno e pronto!

5 Comentários

  • Maria Teresa disse:

    Nossa, deu água na boca !!!

  • Arlete Maria Dewes disse:

    Maravilhosas receitas. Párabéns.
    O que me trás aqui é saber se tens receitas iguais a essas, porém sem glúten.
    Fico no aguardo de sua resposta.
    Atenciosamente.
    Arlete

    • dalbo disse:

      Humm vou ficar te devendo Arlete. Tenho algumas receitas sem glúten no site, mas a maioria dos doces e bolos levam farinha mesmo. Boa sorte na busca. Beijos, Angelo

  • disse:

    Oi!!!
    Esse creme de leite que você usou é de caixinha?
    Obrigada!
    Bjos

    • Angelo Dal Bó disse:

      Oi Jé, pra essa receita usei o de caixinha mesmo. Beijo!