Skip to main content

Ovo Mole com Aspargos e Torradas

O melhor jeito de começar um final de semana para mim é com um café da manhã bem gostoso. E isso quase sempre envolve ovos (e uma taça de Mimosa). Na maioria das vezes confesso que faço apenas ovos mexidos com pão torrado. Mas de vez em quando, em dias mais especiais ou dias que estou com mais disposição/vontade, gosto de preparar um ovo mole como esse. Quando você quebra a casquinha do ovo mole, a gema fica cremosa e deliciosa, perfeita para você molhar qualquer coisa dentro dela, como esses aspargos crocantes e tiras de pão torrado. Depois de terminar os aspargos e torradas é só raspar a casquinha do ovo com uma colherinha e  tomar o último gole da Mimosa para começar bem o final de semana.

Destaque especial para o meu copinho de ovos preferido que comprei em Copenhagen e pra maravilhosa colher de prata antiga que comprei na Feirinha de Antiguidades do Bixiga <3

Ovo Mole com Aspargos e Torradas

Rendimento 2 porções

Ingredientes

  • 2 ovos (de preferência caipira)
  • 8 aspargos frescos
  • um pedaço de pão italiano ou algumas fatias de pão de forma ou outro pão
  • Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  • Ponha uma panela grande e uma panela pequena cheias água para ferver. Separe uma tigela com água da torneira com algumas pedras de gelo.
  • Comece fazendo as torradinhas de pão. Corte o pão em pedaços do tamanho de um dedo. Espalhe em uma assadeira e leve ao forno para dourar. Depois de uns 5 minutos vire-os para dourar igualmente dos dois lados.
  • Cozinhe os ovos na panela pequena. Quando a água já estiver fervendo, mergulhe os ovos levemente com uma colher e retire rapidamente, gosto de fazer isso algumas vezes antes de mergulhar de vez para evitar que o ovo quebre por choque térmico. Depois que colocar os dois ovos conte 5 minutos no relógio para um ovo bem mole, ou 7 minutos para um ovo meio mole. Assim que terminar o cozimento retire-os e reserve.
  • Enquanto os ovos cozinham, cozinhe os aspargos. Corte as pontas duras deles e jogue-os na panela grande fervendo com uma pitada generosa de sal. Cozinhe por apenas dois minutos, para que eles fiquem crocantes. Retire, escorra e jogue na tigela com água gelada. Isso faz com que eles fiquem mais verdes e pára o cozimento, deixando eles ainda mais crocantes.
  • Na hora de servir, espalhe no prato as torradinhas e os aspargos, salpique-os com sal e pimenta do reino. Coloque os ovos nos potinhos e, com uma faca afiada, quebre a tampa de cada um. Salpique sal e pimenta do reino dentro do ovo e sirva com uma colher. Café da manhã perfeito para começar o final de semana.
Imprimir

2 Comentários

Deixe um comentário