Skip to main content

Fudge de Chocolate Amargo e Sal

Mais uma receita ótima para servir no dia do Natal. Fugindo um pouco das receitas mais tradicionais, esse fudge é lindo para deixar a mesa de sobremesas um pouco mais elegante. A mistura do chocolate amargo com o sal é surpreendente. Um quadrado pequeno mas muito intenso, com uma textura densa e macia, que lembra o brigadeiro mas mais consistente, com um sabor forte do chocolate e um salgado que quebra o doce no final da mordida.

O fudge é uma sobremesa bem clássica, e normalmente é feito com açúcar caramelizado em um processo super complexo e exato, que pede um termômetro para fazer o caramelo chegar na temperatura exata e depois esfriar até outra temperatura exata. Ou seja, muito trabalho. Porém, usando apenas chocolate e leite condensado ele fica quase com a mesma textura do original. É parecido com o brigadeiro? Um pouco. Os ingredientes são os mesmos porém as proporções e o uso do chocolate em barra e não em pó faz toda a diferença na textura e consistência do doce. E a ceia de Natal pede algo mais bonito que um simples brigadeiro.

Fudge de Chocolate Amargo e Sal

O ideal para esse doce é usar um sal em floco como a flor do sal ou o sal marinho em flocos que eu usei, que é lindo. Se você não encontrar nenhum desses dois, pode usar sal marinho grosso ou sal do himalaia e quebrar em pedacinhos ou passar por um moedor de sal.
Rendimento 36 quadradinhos

Ingredientes

  • 340 g (2 barras) de chocolate amargo ou meio amargo, em pedaços
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 col. de sopa de manteiga
  • 2 col. de chá de flor de sal ou sal marinho em flocos ou sal grosso quebrado
  • Separe uma assadeira quadrada ou retangular pequena e forre com papel manteiga.
  • Em uma panela média, misture o leite condensado, o chocolate em pedaços, a manteiga e 1 col. de chá do sal, reserve a outra para decorar depois.
  • Leve ao fogo baixo e cozinhe até o chocolate derreter, misturando sem parar para não queimar o fundo, como um brigadeiro.
  • Retire do fogo, espalhe na forma forrada e salpique o restante do sal por cima.
  • Leve à geladeira e deixe esfriar por umas duas horas. Corte em quadradinhos e sirva na hora, ou guarde na geladeira em um pote fechado por até uma semana.
Imprimir

Deixe um comentário