Skip to main content

A Torta de Frango da Pati Petit, como eu falei no meu post sobre ela, é a minha torta de frango preferida da vida. E torta de frango é uma das minhas comidas preferidas. A massa é sequinha e crocante e o recheio é cremoso, suculento e cheio de sabor. E estou realmente muito feliz e realizado agora que sei a receita.

Essa é uma tarefa para os levemente mais avançados na cozinha, ela realmente não é tão difícil, mas requer certa experiência principalmente na hora da massa. O recheio, em compensação, é realmente muito fácil, então quem sabe você não compra uma massa pronta no super mercado e usa esse recheio maravilhoso para fazer uns pastéis, fritos ou de forno. Garanto que vale a pena!

Torta de Frango

Ingredientes

Para o recheio
1 peito de frango inteiro (com ou sem osso)
2 col. de sopa de vinagre (qualquer tipo)
2 cebolas pequenas
2 cubos de caldo de galinha
1 dente de alho
1 col. de sopa de páprica doce
1 lata de milho (opcional)
1 pote de requeijão

Para a massa
200gr de manteiga sem sal, levemente amolecida (deixando fora da geladeira, não no microondas)
2 gemas
2 col. de creme de leite ou leite integral
3 xíc. de chá de farinha de trigo
uma pitada de sal

1 ovo inteiro (para pincelar no final)

Lave o peito de frango e limpe a maior parte da gordura. Coloque em uma vasilha e cubra com água, adicione o vinagre, misture e deixe parado por 10min. Isso ajuda a limpar melhor o frango, e tirar a capa ao redor da carne. Retire da água, limpe mais uma vez e enxágue para tirar o vinagre.

Em uma panela de pressão, coloque o frango, uma das cebolas, cortada em quatro e os dois cubos de caldo de galinha, cubra de água e leve ao fogo médio. Depois que começar a chiar, conte 30 a 40min.

Enquanto o frango cozinha, prepare a massa.

Em uma tigela ou bacia grande, coloque a manteiga, as gemas, o creme de leite ou leite, a farinha e o sal, e comece a apertar com as mãos, para incorporar tudo. Misture, sovando e apertando, com as mãos, até que a farinha desapareça, ela ainda vai estar bem quebradiça.

Leve à uma superfície lisa e sove a massa com as mãos mais algumas vezes. Enrole em uma bola e embrulhe em um saco plástico ou plástico filme, deixe descansar por no mínimo 30min.

Enquanto a massa descansa, termine o recheio.

Abra a panela de pressão, retire o peito e transfira para uma tigela. Guarde essa água/caldo que sobrar. Se o peito tiver ossos, retire-os todos, juntamente com a gordura que sobrou.

Com um garfo, vá fincando, mexendo e apertando o frango até desfiá-lo completamente, ele deve se desfiar facilmente.

Rale a outra cebola e o alho com um ralador. Aqueça uma panela com um pouco de óleo. Adicione a cebola e o alho, refogue um pouco até começar a dourar, e adicione a páprica. Refogue mais um pouco mais e adicione o frango desfiado. Tempere com sal, pimenta do reino e qualquer outro tempero à sua escolha, como salsinha ou cebolinha. Refogue por um minuto e adicione três conchas cheias do caldo que sobrou na panela de pressão. Cozinhe mais um pouco até o frango absorver essa água. Desligue o fogo, adicione o milho e reserve até a hora de montar a torta.

Volte para a massa.

Depois de descansar, sove a massa mais algumas vezes com a mão.

Abra dois pedaços grandes de plástico (de saquinho plástico, não de plástico filme pois esse enrola). Separe dois terços da massa e coloque entre os plásticos. Com um rolo de massa, abra a massa até que fique uns 5cm maior do que a forma que for usar. Separe uma forma média com fundo removível, com borda trabalhada ou lisa, tanto faz. Com cuidado, coloque a massa dentro da forma e arrume, apertando contra as bordas da forma e retirando os excessos.

Embrulhe a forma com papel alumínio bem apertado, fure-a várias vezes com um garfo e leve ao forno, à 200ºC, por 20min, até ela começar a ficar opaca.

Retire do forno, retire o papel alumínio e recheie a massa com o frango desfiado. Aqueça o requeijão por 30seg no microondas, para amolecer, e despeje por cima do frango.

Agora abra o restante da massa, da mesma forma que anterior, entre dois plásticos. Cubra a forma e aperte as bordas, para selar bem, e retirar as sobras.

Bata o ovo ligeiramente com um garfo, e espalhe sobre a torta, com um pincel ou com o dedo. Faça decorações com a massa que sobrar e coloque por cima da torta, e pincele com ovo também.

Leve ao forno à 200ºC, até que ela esteja toda dourada na parte superior. Espere esfriar um pouco para desenformar, e pronto! Bom apetite com a torta da Pati Petit.

2 Comentários

Deixe um comentário