Skip to main content

Gabi é designer, descendente de japoneses e mora nesse apartamento sensacional perto da Avenida Paulista. Conheci a Gabi quando ela morava em Berlin e eu estava visitando amigos. Além de parques e baladas alemãs, acho que o que mais fizemos juntos por lá foi comer! Desde que comecei a fazer as visitas com o blog estava louco para registrar uma comida típica japonesa na cozinha dela. O cardápio do dia, para minha felicidade, foi um dos meus preferidos: Sukiyaki! E logo depois um drink criado pela Gabi em um curso de mixologia, o seu Wanderlust Fizz.

O Sukiyaki é um cozido de carne, legumes e temperos, com um molho a base de shoyu, sake mirin e açúcar. A graça desse prato é que ele é preparado na própria mesa, em uma panela no centro, e cada um vai se servindo à medida que tudo vai ficando pronto, passando no ovo cru (!) e comendo com arroz japonês.

Já tinha ido algumas vezes a restaurantes de sukiyaki aqui em São Paulo, e sempre foram experiências incríveis. A comida vem exatamente como a Gabi preparou, todos os ingredientes separados em pratinhos, e você mesmo cozinha em uma panela montada no centro da mesa. O preparo em si é extremamente fácil, apenas requer os ingredientes certos (que você encontra em qualquer mercado japonês) e uma panela elétrica (que é um pouco mais complicado, mas você pode fazer tranquilamente no fogão e ir servindo aos poucos).

Sempre gostei de comer usando hashis, e sou realmente apaixonado pela culinária japonesa, mas sempre achei que recriar um prato japonês em casa fosse algo muito distante. Não me atrevo a tentar fazer sushi, e os tonkatsus (milanesas) também sempre parecem que não vão ficar perfeitos. Por isso fiquei extremamente animado em poder aprender a fazer meu próprio sukiyaki, e não vejo a hora de fazer de novo.

Obrigado Lucy, Leo e Yvens pela companhia também!

2 Comentários

Deixe um comentário