
Sem dúvida nenhuma esse Cheesecake de Doce de Leite foi um dos melhores doces que eu já fiz. Entrou para o meu top 5. A grande prova disso é que mesmo do tamanho que ela era, em um jantar para 10 pessoas, durou tipo 5 minutos. Sucesso inquestionável de público e crítica.
Foi a minha primeira experiência com Cheesecake assado. Minhas outras sempre tinham sido com esse tipo aqui, que vai direto para a geladeira. O resultado no final é bem diferente, o sabor do cream cheese fica mais forte e a textura mais massuda, num ótimo sentido. E o doce de leite, que aparece em grandes quantidades fica especial. Como queria sentir o gosto dos dois sabores bem marcantes, decidi fazer meio a meio, uma parte cheesecake tradicional mais azedinha e uma parte misturada com o doce de leite mais doce e cremoso. E pra ficar bonito e mais saboroso (e mais doce), coloquei mais uma camada de doce de leite por cima de tudo.
A receita tem um sabor especial também porque usei Dulce de Leche, o doce de leite urugaio/argentino. No final do ano passado fui com a minha família para Montevideo, Uruguai. Além dos kilos e kilos de carne na parrillas maravilhosas, outro ponto forte gastronômico da viagem foi o Dulce de Leche. Ele é bem diferente do nosso doce de leite brasileiro, mais doce e mais cremoso, quase caramelizado. Moral da história, voltei com 2 kilos de doce de leite na mala. E essa é uma das receitas que eu fiz com ele. Nas próximas semanas outras receitas virão, aguardem.
Cheesecake de Doce de Leite
Ingredientes
- 250 g de biscoito maisena
- 150 g de manteiga sem sal
- 600 g de cream cheese
- 4 ovos
- ½ xícara de açúcar
- 1 pitada de sal
- 2 xícaras de doce de leite (600g / 1 pote e meio)
- Retire o cream cheese da geladeira. Pré aqueça o forno a 180ºC.
- Separe uma forma com fundo removível de 23cm de diâmetro.
- Triture os biscoitos em um processador de alimentos ou com um martelo de bife, até conseguir uma farofa. Derreta a manteiga no microondas ou numa panela e adicione às bolachas. Misture ou processe tudo até que consiga uma mistura que fique grudada quando apertada com os dedos.
- Despeje na forma e espalhe na base e nas laterais, com as mãos ou com a ajuda de um medidor de xícara ou um pote/copo (o melhor jeito). Leve à geladeira enquanto prepara o recheio.
- Em uma batedeira, bata o cream cheese um pouco até que fique macio e fofo. Adicione os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Adicione o açúcar e o sal e bata mais um pouco, até que tudo fique misturado.
- Separe metade dessa massa em uma tigela e deixe metade na batedeira. Adicione uma xícara de doce de leite à batedeira e bata até que tudo fique bem misturado.
- Despeje a massa com doce de leite na forma sobre a base de biscoitos. Agora, com cuidado e com a ajuda de uma concha, espalhe por cima a massa restante. Faça isso devagar pois as duas estarão bem líquidas.
- Leve ao forno e asse por 45 minutos, até que ele infle e rache um pouco nas bordas.
- Retire do forno e deixe esfriar por algumas horas em temperatura ambiente, ele vai murchar e talvez rachar, é normal.
- Quando esfriar prepare a cobertura. Aqueça a xícara restante de doce de leite em uma panela pequena até que ele fique bem mole (pode esquentar no microondas também). Despeje sobre o cheesecacke e espalhe com uma colher ou espátula.
- Leve à geladeira para o doce de leite esfriar e deixe lá até a hora de servir.
- Ele deve durar alguns dias na geladeira, mas eu não tenho certeza porque o meu foi devorado em minutos.







Eu simplesmente amo doce de leite e amo cheesecake, não vejo a hora de me arriscar e testar, sou uma super novata na cozinha. Adoro seu site e a forma como fotografa o passo a passo. Parabéns, beijos!
Qeu demais Bruna!
Muito obrigado ^_^
Fico super feliz de ouvir isso
Beijo!
Este site deve propiciar uma versão para impressão das receitas! INDISPENSÁVEL
Estamos trabalhando nisso Flávio 😉
Receita simplesmente perfeita. Já fiz 2 vezes, uma delas com doce de leite diet porque meu convidado é diabetico. As duas ficaram perfeitas. Quero experimentar agora com doce de leite Havanna. Parabéns pela receita e pelo site. Adoro
Que demais Marcela! Fico super feliz em saber que deu certo. Faz com Havana na próxima que você vai gostar mais ainda. Esses doces de leite argentinos e uruguaios são especiais pra isso. Beijos!
Oi! Acabei de fazer a receita e ficou linda!! Ainda não provei mas tenho certeza que ficou deliciosa! Muito boa receita e super fácil. Sou fã das tuas receitas! Também amo cozinhar….
Que demais Diana!!! Muito bom ouvir isso. Brigadão mesmo. Beijos, Angelo 🙂
Que site MARAVILHOSO é esse? Estava procurando uma receita e tive a sorte de cair aqui. Bom conteúdo, fotos lindas, dá vontade de fazer tudo haha! Já está nos favoritos. Parabéns!
Brigadão Kamila!!! Fico bem feliz de ouvir isso 🙂
Oi! Sou novata no seu blog mas estou adorando! Varias receitas que quero fazer!
Essa cheesecake me encantou!!!
Parabéns 🙂
Nossa que delícia! Vou testar!
Vc pode me dar uma dica de como tirar a parte de baixo da forma sem rachar a massa?
A parte lateral sempre sai fácil, mas quando vou tirar a parte de baixo, acaba quebrando. 🙁
Oi Ligia. Realmente essa parte é um pouco mais difícil. Eu costumo passar uma faca bem grande com muito cuidado embaixo de toda a base, e com cuidado vou empurrando ele para fora da forma. Uma dica boa é fazer isso com o cheesecake beeem gelado, assim ele fica mais firme e com menos chance de rachar. Espero que você consiga nas próximas! Beijos, Angelo 🙂
Olá Dalbo!
Eu fiz a cheese cake e ficou maravilhosa!!! Muito obrigada por compartilhar a receita!
Mas não consegui tirar da base da minha forma! =(
Ela tem uma bordinha mais alta, e não consigo colocar a faca! Seria possível colocar um papel manteiga na base, para assar?
Ou não fica igual?
Muito obrigada mais uma vez!!
Oi Dayane. Que bom que curtiu. Agora sobre a base… É meio complicado mesmo de tirar ele da forma. Eu faço isso com uma faca bem grande, primeiro passando com cuidado ao redor de toda ela. A minha forma também tem essa voltinha mais alta, acho que quase todas essas formas tem, mas mesmo assim dá pra fazer. Depois que passo ao redor vou enfiando cada vez mais a faca até conseguir escorregar ele para o prato. Com um pouco de prática você consegue! Acho que não precisa de papel manteiga não, mas se quiser pode usar sem problemas também, ele não vai atrapalhar a receita, só talvez seja um pouco mais difícil de apertar a massa de biscoitos nele. Boa sorte na próxima! Beijos, Angelo 😉
Amei a receita 😀
mas só uma coisa: a letra do site está muito clara =/
e ai fica difícil de ler.
Estamos trabalhando nisso Thais, valeu pelo toque 🙂 Beijo!
Qual a temperatura do forno?
Amei a receita!
Oi Sam, é 180ºC 😉
Ola que receita magnífica.
Qual marca de doce de leite q vc usou nesta receita?
Bjs
Oi Monique. Nessa eu usei um doce de leite uruguaio, que chama Lapataia. Uma delícia! Mas se não encontrar por aqui pode usar um nacional bem gostoso também. Beijo!
Olá. ..
Fiz a receita para a ceia de Natal. ..
Sucesso garantido !!!
Adoraram.. super diferente a textura do cheseecake.
Ah.. Não sou muito experiente na cozinha, meu doce de leite foi cozinhar o leite condensado, usei 2 latas; uma p recheio e a outra para cobertura.
Parabéns!!!! De sua mais nova seguidora.
Abraços e sucesso nesse novo Ano !!
Que legal Celeste. Deve ter ficado incrível, eu adoro leite condensado cozido!! Feliz ano novo para você também!
Oie! Acabo de fazer minha cheesecake e colocar no forno! Depois venho contar… Parece que vai ficaram deliciosa! Bjos e obrigada por compartilhar a receita!
Obrigada pela receita.
Fiz e ficou maravilhosaaa! 🙂