Skip to main content

Cozinha nova, receitas novas. Fiquei um certo tempo sem nenhuma receita ou história por aqui por um bom motivo: mudanças. Me mudei de apartamento há alguns dias e até me acertar com as caixas, as bagunças e a cozinha nova levou mais tempo do que eu imaginava. Mas agora está tudo em ordem, e as panelas já estão trabalhando novamente à todo vapor.

Logo logo farei um post especial mostrando melhor as novas instalações da Cozinha Dal Bó, assim que terminar de arrumar todos os detalhes e deixar ela exatamente como eu sempre quis. Enquanto isso, começa aqui uma nova série de receitas, com novas ideias, novos fundos, novas luzes e novas inspirações.

A primeira receita é esse peixe super simples, saudável e saboroso. Aprendia ela com a Martha Stewart, e foi um prato que eu fazia quase semanalmente em uma época que estava de dieta. Porque o legal dela é que o peixe é cozido no vapor, sem gordura nenhuma. Mas nem por isso menos gostoso, pois os tomatinhos ficam meio cozidos, meio frescos e soltam um sabor delicioso. No final da receita eu adiciono um pouco de manteiga para fazer um molhinho, mas é opcional, se quiser fazer uma versão realmente saudável pode tirar.

Tilápia com Tomatinhos

Rendimento 4 porções

Ingredientes

  • 4 filés de Tilápia ou St. Petter
  • 400 g de tomatinhos
  • 1 limão (tahiti ou siciliano)
  • 1 col. de sopa de manteiga (opcional)
  • Tempere o peixe com sal, pimenta do reino e suco de meio limão (reserve a outra metade para depois).
  • Em uma frigideira ou panela baixa grande coloque água o suficiente apenas para cobrir o fundo e leve ao fogo médio. Aqueça até começar a formar umas bolhinhas. Adicione os tomatinhos e cozinhe, sacudindo a panela para eles virarem de vez em quando.
  • Assim que eles começarem a rachar e a murchar arrume por cima deles os filés de peixe e tampe a frigideira (com alguma tampa grande de panela que tiver, não precisa fechar perfeitamente).
  • Cozinhe por alguns minutos, até que o peixe esteja todo opaco e cozido, teste com um garfo para ver se ele está cozido no meio. Vai ser super rápido, cuidado para não cozinhar demais.
  • Retire os filés (com cuidado por que eles vão se despedaçar) e os tomatinhos para uma travessa, deixando o líquido na panela. Abaixe o fogo, esprema o suco do limão na frigideira e adicione a colher de manteiga (se for usar). Ferva por alguns instantes e despeje sobre os filés de peixe. Sirva com um arroz integral ou legumes no vapor.
Imprimir

1 Comentário

Deixe um comentário