Skip to main content

Cozinha nova, receitas novas. Fiquei um certo tempo sem nenhuma receita ou história por aqui por um bom motivo: mudanças. Me mudei de apartamento há alguns dias e até me acertar com as caixas, as bagunças e a cozinha nova levou mais tempo do que eu imaginava. Mas agora está tudo em ordem, e as panelas já estão trabalhando novamente à todo vapor.

Logo logo farei um post especial mostrando melhor as novas instalações da Cozinha Dal Bó, assim que terminar de arrumar todos os detalhes e deixar ela exatamente como eu sempre quis. Enquanto isso, começa aqui uma nova série de receitas, com novas ideias, novos fundos, novas luzes e novas inspirações.

A primeira receita é esse peixe super simples, saudável e saboroso. Aprendia ela com a Martha Stewart, e foi um prato que eu fazia quase semanalmente em uma época que estava de dieta. Porque o legal dela é que o peixe é cozido no vapor, sem gordura nenhuma. Mas nem por isso menos gostoso, pois os tomatinhos ficam meio cozidos, meio frescos e soltam um sabor delicioso. No final da receita eu adiciono um pouco de manteiga para fazer um molhinho, mas é opcional, se quiser fazer uma versão realmente saudável pode tirar.

Tilápia com Tomatinhos
para 4 pessoas

Ingredientes
4 filés de Tilápia ou St. Petter
400gr de tomatinhos
1 limão (tahiti ou siciliano)
1 col. de sopa de manteiga (opcional)

Tempere o peixe com sal, pimenta do reino e suco de meio limão (reserve a outra metade para depois).

Em uma frigideira ou panela baixa grande coloque água o suficiente apenas para cobrir o fundo e leve ao fogo médio. Aqueça até começar a formar umas bolhinhas. Adicione os tomatinhos e cozinhe, sacudindo a panela para eles virarem de vez em quando.

Assim que eles começarem a rachar e a murchar arrume por cima deles os filés de peixe e tampe a frigideira (com alguma tampa grande de panela que tiver, não precisa fechar perfeitamente).

Cozinhe por alguns minutos, até que o peixe esteja todo opaco e cozido, teste com um garfo para ver se ele está cozido no meio. Vai ser super rápido, cuidado para não cozinhar demais.

Retire os filés (com cuidado por que eles vão se despedaçar) e os tomatinhos para uma travessa, deixando o líquido na panela. Abaixe o fogo, esprema o suco do limão na frigideira e adicione a colher de manteiga (se for usar). Ferva por alguns instantes e despeje sobre os filés de peixe. Sirva com um arroz integral ou legumes no vapor.

1 Comentário

  • Lili Fujiy disse:

    Que delícia de blog, de receita de tudo!…
    Adorei demais esse espaço e já virei fã e leitora, Dal bó…