Skip to main content

Nuts Caramelizadas

Sou muito fã de nozes no geral, pecãs especialmente. Caramelizadas então, é meu fraco. Posso comer um pote inteiro sozinho, se não me controlar. E não posso passar na frente de um Nutty Bavarian que eu preciso comprar (aquelas barracas que vendem em shoppings e aeroportos). Até que descobri essa receita e aprendi a fazer as minhas próprias! Caramelizadas, crocantes, doces, com um toque de canela. Espetáculo. Impossível comer uma só, mesmo.

O legal de fazer você mesmo é que você pode fazer com a mistura de nuts que quiser. Só um tipo, ou dois, ou três, ou cinco, como eu sempre faço – Nozes, Pecãs, Amêndoas, Castanha do Pará e Castanha de Cajú. E não sei dizer qual delas eu acho melhor. Todas ficam incríveis. O preço delas pode ser um pouco desestimulante, elas andam muito caras no mercado, mas vale a pena. Duvido durar mais de um dia na sua casa.

A receita original pede um pouco de pimenta caiena, para deixá-las doces e apimentadas também, mas eu sinceramente já tentei e não senti muita picância então nunca mais usei. Mas se quiser testar, fique à vontade.

Nuts Caramelizadas
adaptada do Smitten Kitchen
rende 500gr

* Se não tiver um medidor exato de terços de xícaras sem problemas. O importante é ter no final 1 xícara cheia da mistura dos dois açúcares, na proporção um terço do mascavo e dois terços do cristal.

** É importante usar uma assadeira antiaderente para essa receita, já que as nuts grudam muito, muito mesmo. A receita original pede papel manteiga, mas sempre que usei papel os nuts grudaram nele e foi uma desgraça. Depois que terminar a receita deixe a assadeira de molho na água para soltar o açúcar cristalizado.

Ingredientes
⅓ xícara de açúcar mascavo
⅔ xícara de açúcar cristal (não o refinado)
1 col. de chá de sal
1 col. de chá de canela
uma pitada de pimenta caiena ou outra pimenta ardida em pó
1 clara de ovo
1 col. de sopa de água
500gr de uma mistura de nuts (nozes, pecãs, amêndoas, castanha do cajú e castanha do pará)

Aqueça o forno à 180ºC.

Misture bem os açúcares, o sal, a canela e a pimenta (se estiver usando), e reserve.

Bata o ovo e a água com uma batedor de arames ou garfo, até que esteja espumoso, mas não muito duro.

Adicione as nuts e misture bem para que todas se cubram com as claras.

Espalhe a mistura de açúcar sobre elas e misture bem.

Transfira para uma assadeira antiaderente e leve ao forno. Asse por 30 a 45 minutos, (a receita pede 30, eu sempre deixo 45), mexendo umas duas vezes durante o cozimento. Não espere elas ficarem sequinhas no forno, elas só precisam não estar mais com líquido ao redor e começando a grudar na forma. Elas só vão ficar crocantes mesmo uns bons minutos depois de ter saído do forno, então não se desespere.

Assim que retirar do forno transfira para um prato, assadeira ou pote para evitar que elas grudem na assadeira. Espere esfriar completamente e guarde em um pote fechado. Dura um mês, mas ficará menos crocante com o tempo, então coma logo!

18 Comentários

  • Luiz Fábio Torres disse:

    Olá Dal Bo,
    quando você fala pra espalhar a mistura de açucar sobre os nuts, é pra ser feito já na forma direto ?ou misturo na vasilha que estiver a açucar e depois transfiro pra forma?
    abraço

    • dalbo disse:

      Ou Luiz! É pra espalhar sobre as nuts na vasilha mesmo. Misturar bem e depois transferir para a forma. Abraço e boa cozinha aí 😉

  • Marcelo Marcos Oliveira disse:

    Olá, Dal Bó,

    Sabe me dizer qual é o produto que espalha aquele cheiro no corredor do shopping, pq fiz e ficou muito bom, mas não espalhou aquele cheiro todo!

    Grato

    Marcelo Marcos

    • dalbo disse:

      Oi Marcelo. Pior que não sei, deve ser pela grande quantidade que eles fazem, mais algum aromatizando artificial, provavelmente. Pelo menos ficou bom. Abraço!

  • Stephanie disse:

    Parabéns pelo blog e pela forma que vc explica as receitas, gosto da sua sinceridade! Te conheci por intermédio do Projeto Banquete.
    Um beijo e continue com o ótimo trabalho.

    • dalbo disse:

      Obrigado Stephanie 🙂 Que bom que gostou do blog. Beijo, Angelo!

  • Simone disse:

    Coloque o cravo em pó junto com a canela ele faz sair aquele cheiro dos shopping mas pouco ou fica ruim!

    • dalbo disse:

      Hummm vou testar com cravo em pó! Nunca usei nessa receita. Valeu Simone 😉

  • beatriz horta neves disse:

    Estou absolutamente apaixonada com o seu blog. Tenho vontade de fazer todas as receitas.me perco nas suas fotos e fico encantada como você posta as receitas. Parabéns e vida longa a essa pagina maravilhosa. beijos

  • Paula disse:

    Adorei a receita. Não tinha a assadeira antiaderente e fiz num refratário de vidro (pirex). Deu certo.

  • Anônimo disse:

    Pode colocar um pouco de noz moscada que confere um sabor e perfume maravilhosos.

  • Mairon disse:

    Minha nooossa, deu agua na boca, mas parece complicadiiim que é uma beleza hahahaha. E fica difícil de encontrar esses “Nuts”né?

  • Henrique disse:

    Compro alguns nuts a granel no site Homem da Terra. Eles entregam em todo o Brasil

  • Karina disse:

    Angelo sera que posso usar a mesma receita e usar amendoim no lugar das nuts???? Obrigada!!