Skip to main content

Spaghetti com Camarões, Aspargos e Limão Siciliano

Desde que me mudei para São Paulo e conheci o Ritz, fiquei completamente apaixonado pelo Linguini com Camarões e Abobrinha. É sem dúvida um dos meus pratos de massa preferidos daqui (junto com o Nhoque do Zena, que eu ainda hei de fazer). O que mais me encanta nesse preto é o molho branco de creme de leite fresco bem líquido, com camarões grandes e suculentos e fios de abobrinha levemente cozidos. Muito, muito bom.

Então, esses tempos, decidi fazer a minha versão como homenagem, porém com duas “leves” mudanças. Aspargos! Na minha opinião o par perfeito do camarão. E Limão Siciliano! Outro aroma que combina perfeitamente. Na realidade, essa tríade é uma combinação bem clássica, então é certeza que o resultado é ótimo.

Por mais que pareça complicada, ela é realmente fácil. E fica pronta em minutos, o tempo de cozimento da massa (entre ferver a água e cozinhar a massa) é mais que suficiente para deixar o molho pronto. O grande segredo na hora de cozinhar com camarões é saber quando parar. O maior erro que você pode fazer é cozinhar eles demais, e deixá-los duros e borrachudos. Seja confiante e cozinhe-os levemente. Não tem problema se eles ficarem levemente crus por dentro, mesmo longe do fogo o calor do molho terminará de cozinhá-los. Acredite em mim.

Spaghetti com Camarão, Aspargos e Limão Siciliano
para 5 pessoas

Ingredientes

500gr de spaghetti
500gr de camarão
1 maço de aspargos
1 limão siciliano (casca e suco)
1 cebola média
1 dente de alho
½ taça de vinho
1 xícara de creme de leite fresco ou 1 caixinha de creme de leite
1 bom punhado de queijo parmesão fresco ralado e mais um pouco para servir

Cozinhe o spaghetti de acordo com as instruções. Enquanto ele cozinha prepare o molho.

Tempere o camarão com sal, pimenta do reino, casca e suco de limão (não faça isso muito tempo antes pois senão o camarão ficará duro).

Pique o alho e a cebola e corte os aspargos em 4 a 5 partes.

Aqueça uma frigideira ou panela grande, coloque um fio de azeite. Refogue a cebola e o alho por alguns minutos, até dourar levemente.

Adicione o vinho branco e deixe ferver por 2 minutos. Adicione o creme de leite e espere a mistura ferver.

Por fim adicione o camarão e os aspargos e deixe cozinhar em fogo médio por 3 a 5 minutos, até que os camarões estejam rosados e os aspargos cozidos mas ainda bem crocantes (cuidado para não cozinhar demais!).

Desligue o fogo e adicione um punhado de parmesão ralado. Misture tudo com o spaghetti e sirva, com mais um pouco de parmesão e um vinho branco geladinho.

1 Comentário

Deixe um comentário