Skip to main content

Figos em Calda Assados com Queijo

Essa receita é ótima pra quando você quer muito fazer uma entrada legal para um jantar ou um canapé mais arrumado para uma festa em casa. Inspirado nessa outra receita aqui do blog, que usa a combinação bem clássica de figo + queijo, decidi testar usando figos em calda, para quando não estiver na época de figos ou pra lugares onde é difícil encontrar figos bons na fruteira. Ela é super rápida, fica pronta rapidinha e tem uma combinação de sabores bem gostosa. O doce caramelizado do figo constrasta super bem com o salgado forte de queijos marcantes como gorgonzola, brie, camembert e qualquer queijo de cabra, como feta e chèvre. Pode servir todos os figos em um pote com os queijos em uma tábua, como fiz na foto, e pode também já servir montadinho em fatias de pão torrado, para servir de canapé em uma festa.

Figos em Calda Assados com Queijo

Ingredientes

  • Figos em calda
  • Queijos variados – especialmente Gorgonzola, Brie, Camembert e Queijo de Cabra
  • Fatias de pão italiano
  • Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  • Corte os figos ao meio e arrume-os em uma assadeira pequena. Regue com várias colheradas da calda e leve ao forno por 10 minutos. Retire do forno, vire os figos, regue com um pouco mais de calda e asse por mais 5 a 10 minutos, até que a calda engrosse um pouco e os figos caramelizem levemente. Leve ao forno também as fatias de pão para aquecê-las.
  • Transfira os figos para um pote, junto com a calda caramelizada e sirva-os com pedaços de queijo sobre o pão italiano.
Imprimir

4 Comentários

Deixe um comentário