Skip to main content

Crostini de Maionese de Manjericão com Tomatinhos Confitados

Uma releitura do clássico tomate + manjericão. Os tomates são confitados, com todo o seu sabor, e seguem a primeira receita aqui do blog. Já o manjericão aqui vira uma maionese. Lembro que muitos anos atrás, quando comecei a fazer maionese, aprendi a fazer essa variação de manjericão. Extremamente fácil, apenas colocar as folhas no final do preparo. Mas o sabor é impressionante. Por muito tempo ele  virou um dos meus patês preferidos para fazer em festas. Então se não quiser fazer os tomates pode fazer a maionese, pois ela pura já é sensacional.

Esta é uma das receitas que fizeram parte da primeira edição do zine de lançamento do Projeto Quatro, uma parceria entre o Cozinha Dal Bó e a FLO atelier botânico. Um projeto que nasceu da paixão pelo trabalho manual, pela natureza e pelas coisas simples. Inspirados nas estações, começamos com a Primavera, e tudo que ela representa. Todas as fotos deste post fazem parte da publicação.

Crostini de Maionese de Manjericão com Tomatinhos Confitados

Ingredientes
1 receita de Tomatinhos Confitados
fatias de pão italiano

para a Maionse de Manjericão:
1 ovo
1 col. de chá de suco de limão
1 col. de chá de mostarda
½ col. de chá de sal
150ml (um pouco mais de ½ xícara) de óleo – canola, milho ou girassol
algumas folhas de manjericão

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Arrume as fatias de pão em uma assadeira e regue com azeite de aliva. Leve ao forno até que a parte de baixo comece a dourar, algo tipo 10 minutos. Vire-as e asse até que os dois lados fiquem tostados.

Para a maionese, quebre o ovo no recipiente do mixer ou do liquidificador, e junte o sal, o limão e a mostarda. Bata por alguns segundos, só para misturar, e depois comece a despejar o óleo, com o mixer/liquidificador ligado, muito lentamente, em um fiozinho. Vá fazendo isso, parando e verificando de pouco em pouco, até atingir a consistência de maionese, talvez você use menos óleo, talvez precise de mais. Se estiver muito mole é porque precisa de mais óleo e mais tempo batendo. Quase no final adicione as folhas de manjericão e bata mais um pouco, para misturar bem. Prove para ver se está boa de sal e guarde na geladeira até a hora de usar.

Para montar os crostinis, arrume os tomatinhos sobre as fatias de pão e distribua colheradas da maionese de manjericão sobre eles. Tempere com um pouco de pimenta do reino e pronto.

Deixe um comentário