Skip to main content

Legumes Assados com Tomilho

Mais uma receita para a ceia de Natal. Depois da sobremesa e da entrada, chegou a vez do acompanhamento. Para não encher o saco com os básicos e natalinos, decidi fazer um dos meus pratos preferidos: Legumes Assados. Cenoura e cebola adocidada, abóbora e batata doce se desmanchando, e tudo com o perfume tomilho.

Essa receita fiz para uma ceia de pré-Natal e é uma variação bem interessante para dar uma cara diferente à ceia. É bem menos tradicional e não tão natalina assim, mas eu acho que esse tipo de prato combina tanto com carnes assadas. E realmente, combinou demais com o Peru, e também não briga com o arroz e a farofa. E o mais importante é que dá muito pouco trabalho, o que ajuda muito quando se está preparando mais um caminhão de comida.

Legumes Assados com Tomilho
para 6 a 8 pessoas

Nas fotos estava preparando uma ceia para 20 pessoas, por isso a quantidade exagerada, mas se quiser fazer para menos pessoas, aqui vai a lista de ingredientes certinha:

Ingredientes
6 cenouras
½ abóbora japonesa / cabotiã
3 batatas doce
3 cebolas
1 cabeça de alho
alguns ramos de tomilho
azeite de oliva

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Separe uma assadeira grande.

Descasque as cenouras com um descascador de alimentos e corte-as em dois ou três pedaços. Lave bem a casca da batata doce e fatie-a em três ou quatro partes. Lave a casca da abóbira e corte-a em pedaços também. Descasque as cebolas e corte-as em quatro, tente cortar o mínimo possível da parte de baixo da cebola ao descascar, isso ajuda a deixá-las inteiras enquanto cozinham. Separe os dentes de alho, mas deixe-os com a casca.

Na assadeira, coloque todos os vegetais. Regue com uma boa quantidade de azeite de oliva, algo tipo umas 2 col. de sopa. Tempere com sal e pimenta do reino. Jogue os galhos de tomilho junto. Mexa tudo, sacudindo bem a assadeira, para temperar bem todos os pedaços e cobrí-los com o azeite. Se achar necessário coloque mais azeite. Arrume os vegetais para que fiquem um do lado do outro e para que as abóboras fiquem todas com a casca virada para baixo.

Leve ao forno e asse por mais ou menos meia hora, ou até a parte de baixo das cenouras ficarem douradas, vá checando de tempo em tempo para não queimar. Retire a assadeira do forno e, com dois garfos, vire as cenouras, as batatas doce e as cebolas, para dourar o outro lado. Não precisa mexer nas abóboras.

Leve de volta ao forno até que o lado de baixo esteja dourado também e as cenouras e batatas estejam bem cozidas, teste com um garfo. Retire do forno e sirva. Quente ou a temperatura ambiente, gostoso dos dois jeitos.

1 Comentário

Deixe um comentário