Skip to main content

Sanduíche de Frango com Maionese de Avocado

Cozinhar comidas salgadas usando abacate é algo relativamente novo pra mim. Óbvio que já era acostumado com ele na comida mexicana, mas ultimamente comecei a explorar outros tipos de receitas, e estou cada vez mais apaixonado. Desde um café da manhã com torradas de abacate e ovo mexido, passando por saladas de folhas com abacate e também sanduíches-refeições, como essa receita aqui. E, sinceramente, esse foi o melhor uso do abacate na minha cozinha até o hoje.

Esse sanduíche é incrível. O frango fica suculento e sequinho, com aquele gostinho de grelhado e contrasta perfeitamente com essa maionese de abacate, que fica consistente, meio doce e meio azedinha. Para completar, umas folhas de alface fresquinhas e um pão gostoso. Um almoço ou jantar sensacional. Que eu já estou louco pra repetir.

Nessa receita eu uso um avocado, que é aquele abacate pequeno, com a casca marrom bem escura. Acho ótimo porque um é o suficiente para uma pessoa. Mas pode ficar à vontade e usar um abacate grande normal, ainda mais se for fazer mais de um sanduíche.

Sanduíche de Frango com Maionese de Avocado

Existem algumas variações que você pode fazer nessa receita, se desejar. Uma é escolher entre salsinha e coentro, eu usei salsinha mas usarei coentro no próximo, tem alguma coisa nele que eu acho que combina muito com esse prato, mas sei que a maioria não curte. A outra é o dente de alho, como é cru deixa a maionese bem picante, então vá com cuidado se não é muito fã, e também se quiser pode tirar ele por completo. E por fim a maionese, se você quiser deixar tudo mais saudável pode tirá-la da receita, assim você terá um simples guacamole, e ninguém está dizendo que isso é ruim.
Dei aqui as quantidades pra exatamente um sanduíche bem servido como da foto. Se quiser fazer dois pequenos pode usar as mesmas quantidades. Senão, só ir aumentando a quantidade de tudo como preferir.
Rendimento 1 sanduíche grande

Ingredientes

  • 2 fatias de um bom pão, de sua preferência
  • 1 limão tahiti
  • 1 peito de frango (não muito grande)
  • 1 avocado maduro ou um pedaço de um abacate
  • ½ dente de alho
  • salsinha ou coentro picado
  • 1 col. de sopa de maionese
  • algumas folhas de alface
  • Tempere o frango com sal e pimenta do reino. Aqueça um fio de azeite em uma frigideira. Assim que estiver bem quente coloque o frango e abaixe o fogo para médio. Cozinhe ele até ficar bem dourado de um lado e só depois vire-o. Esprema o suco de meio limão na panela e tampe (com alguma tampa de panela). Vá checando até ele ficar bem dourado do outro lado e bem cozido no meio. Se achar que ainda não cozinhou adicione uma colher de sopa de água, para não queimar a frigideira, abaixe bem o fogo e tampe a panela, vá cozinhando assim e virando o frango até que ele esteja bem cozido. Assim que terminar retire do fogo e deixe descansar em uma tábua.
  • Enquanto isso, abra o abacate e retire-o da casca com uma colher. Em uma tigela, tempere-o com uma pitada de sal e pimenta do reino, a salsinha/coentro picado, o suco da outra metade do limão e rale metade do dente de alho, misture com um garfo, esmagando um pouco o abacate, mas não completamente. Por fim adicione a colher de maionese e misture tudo.
  • Aqueça as duas fatias de pão numa sanduícheira, frigideira ou forno. Fatie o peito de frango.
  • Espalhe sobre uma fatia quase toda a maionese de abacate, e o pouco restante na outra fatia. Arrume as fatias de frango sobre a maionese e por cima delas o alface. Cubra com a outra fatia de pão e pronto!
Imprimir

4 Comentários

Deixe um comentário