Skip to main content

Quinoa é algo que começou a fazer parte do meu repertório gastronômico muito recentemente. Mas confesso que já gostei desde o princípio. Além de mais saudável, adoro o seu sabor e sua textura mais suave. Para essa receita de quinoa usei alguns ingredientes clássicos de primavera, ervilha, hortelã e limão siciliano. O resultado é um prato que pode ser servido quente ou frio, já que ele é fica entre o arroz e a salada. Fica ideal como acompanhamento de um peixe, como o Salmão Assado com a Alecrim que fiz para esse almoço.

Esta é uma das receitas que fizeram parte da primeira edição do zine de lançamento do Projeto Quatro, uma parceria entre o Cozinha Dal Bó e a FLO atelier botânico. Um projeto que nasceu da paixão pelo trabalho manual, pela natureza e pelas coisas simples. Inspirados nas estações, começamos com a Primavera, e tudo que ela representa. Todas as fotos deste post fazem parte da publicação.

Quinoa com Ervilhas

Ingredientes
1 xícara de quinoa
2 xícaras de água fervendo
1 xícara de ervilhas congeladas
um punhado de folhas de hortelã
suco de meio limão siciliano
azeite de oliva

Deixe a quinoa de molho em uma tigela com água por uns 5 a 10 minutos. Escorra com uma peneira e lave a quinoa em baixo da torneira corrente rapidamente.

Leve uma panela ao fogo médio e adicione a quinoa. Refogue alguns minutinhos e adicione as duas xícaras de água fervendo. Espere ferver, diminua o fogo, tampe a panela e cozinhe por 15 minutos, ou até que a água seque e ela esteja no ponto. A quinoa deve estar macia mas ainda um pouco durinha, como massa al dente. Retire do fogo e espere esfriar um pouco.

Enquanto a quinoa cozinha prepare as ervilhas. Ferva água em uma panela pequena e adicione as ervilhas. Assim que ferver novamente conte um minuto e desligue o fogo. Coe e passe as ervilhas por água corrente par esfriar um pouco.

Mexa a quinoa com um garfo para soltar os grãos. Adicione as ervilhas cozidas, as folhas de hortelã, o suco de limão, alguns fios de azeite de oliva, sal e pimenta do reino. Sirva quente ou frio.

1 Comentário

Deixe um comentário