Skip to main content

Nuggets de Frango Caseiros

Eu sempre amei nuggets de frango, de verdade, mesmo sabendo que de frango mesmo eles têm muito pouco. Mas mesmo assim, aquela casquinha crocante e aquela interior suculento sempre me deixavam bem contente e satisfeito. Até que então, muitos anos atrás, vi num programa da Nigella uma receita de nuggets caseiros, assados e usando apenas 3 ingredientes bem inusitados: frango, iogurte natural e cream cracker (a nossa bolacha de água e sal). Fiz e refiz muitas vezes. O resultado é realmente sensacional, além de bem mais saudável, mais suculento e com gosto de peito de frango de verdade.

Óbvio que é mais trabalhoso que comprar pronto, mas o resultado é tão diferente e tão mais verdadeiro que vale a pena. E o mais legal ainda é fazer uma grande quantidade de uma vez e congelá-los, e depois só colocar no forno quando ficar com vontade.

Um dos detalhes da receita é deixar os pedaços de frango de molho no iogurte natural, o que parece estranho, mas ajuda a amolecer a carne e já serve para fixar os farelos de bolacha, quase como o ovo faz em um milanesa tradicional.

Para servir, nada combina melhor com nuggets de frango do que molho Honey Mustard, e é ridiculamente fácil e rápido. Como o nome diz, mostarda e mel, e uma maionese como base. Eu uso 2 colheres de sopa de maionese, 2 de mostarda e 1 de mel. Misture tudo e pronto (ótimo molho para acompanhar qualquer bolinho de aperitivo ou qualquer receita de frango).

Nuggets de Frango com Cream Cracker

O tamanho dos farelos de bolacha fica a seu critério, nessas fotos deixei em pedaços bem grandes, o que fica bem crocante, mas também faz com que eles se soltem com muito mais facilidade. Então faça como preferir, triture até migalhas finas ou em pedaços maiores, ambos ficam ótimos.
Rendimento 25 nuggets

Ingredientes

  • 500 g de peito de frango
  • 1 pote de iogurte natural
  • 200 g de biscoito água e sal
  • Corte o peito de frango em pedaços do tamanho de nuggets.
  • Coloque em um pote com o iogurte, tempere com uma bela pitada de sal, e deixe marinando, na geladeira, por no mínimo algumas horas, mas o ideal é deixar de um dia para o outro.
  • Triture as bolachas em um processador ou em um saco com um rolo de macarrão ou martelo de bife. Pode triturar até quase farinha ou deixar em pedaços maiores (como expliquei aqui em cima). Misture uma pitada generosa de sal e, se quiser, um pouco de pimenta do reino. Espalhe em uma travessa.
  • Pré-aqueça o forno à 220ºC e unte uma assadeira.
  • Retire os peitos de frango um a um, deixando escorrer o excesso de iogurte e passe nos farelos de bolacha, apertando bem dos dois lados e transfira para a assadeira.
  • Leve ao forno por uns 15 minutos, até dourar o lado de baixo, vire-os com um garfo e asse por mais uns 5 a 10 minutos, ou até que fiquem dourados e crocantes dos dois lados, mas ainda suculentos por dentro.
  • Se quiser congelar, coloque-os em uma assadeira e leve ao freezes por uma hora. Retire da assadeira e transfira para um pote ou saco plástico. Leve para assar direto do freezer, aumentando um pouco o tempo de cozimento.
Imprimir

1 Comentário

Deixe um comentário