Skip to main content

Pasta de Cebola Caramelizada

Uma pasta de cebola que descobri ano passado, quando procurava receitas para fazer para o meu aniversário. Foi um sucesso absoluto de público e crítica. Não durou nem metade da festa. Desde então virou uma das entradas mais requisitadas e mais repetidas. Essa receita é sensacional para receber amigos com uns bons petiscos.

Eu sou realmente apaixonado por cebolas caramelizadas. Cozidas até quase se desmancharem, mesmo sem açúçar ficam doces e suaves, quase nem lembram o sabor original da cebola crua. Então mesmo se você não é lá muito fã de cebola talvez goste dessa receita. Porém essas cebolas exigem um pouco de paciência, já que precisam de quase uma hora de fogo para ficarem no ponto. Como elas cozinham muito elas quase somem, por isso a quantidade grande de cebolas na receita, e no fim quase somem. E também tem o fato chato de ter que picar toda essa cebola e encher os olhos de lágrimas. Mas vale a pena! Acredite em mim.

Acho o resultado da receita genial pela combinação entre o doce da cebola e o levemente azedinho do cream cheese, uma combinação matadora com uma textura sensacional. Com uma torradinha fica ótimo! Mas também pode ser usada dentro de sanduíches ou qualquer outra ideia que você tiver.

Pasta de Cebola Caramelizada
adpatada de uma receita da Martha Stewart

Essa receita rende um pote exatamente como o da foto. Então se achar que é demais para você é só diminuir os ingredientes pela metade e seguir com a receita normalmente.

Ingredientes
4 cebolas médias
um punhado de salsinha picada
300gr de cream cheese
3 col. de sopa de maionese

Comece tirando o cream cheese da geladeira, para amolecer um pouco.

Pique as cebolas. Leve uma panela ao fogo médio com alguns bons fios de azeite de oliva (umas duas colheres de sopa). Espere aquecer um pouco e jogue as cebolas.

Refogue, mexendo de vez em quando, em fogo médio, por uns 45 minutos. Até que ela esteja bem dourada e caramelizada. Se lá pela metade ela começar a queimar diminua o fogo e vá mexendo bem.

Um pouco antes de desligar o fogo tempere com sal e pimenta e adicione a salsinha para dar uma refogada junto. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco longe do fogão, por no mínimo uns 15 minutos.

Transfira a cebola para uma tigela e adicione o cream cheese e a maionese. Misture tudo e prove para ajustar o sal e a pimenta. Pronto! Sirva com o que quiser. Guarde em um pote na geladeira, por até uma semana.

5 Comentários

  • Jr disse:

    O que você sugere pada acompanhar? Tem ideia de quanto tempo dura um pote desses até ficar passar a validade?

    • dalbo disse:

      Oi Jr. Olha, se você colocar num vidro bem limpo e esterilizado ele deve durar meses na geladeira (até seis meses eu ouvi falar, mas duvido que vá durar tanto assim porque ele é viciante). E para acompanhar eu sirvo com torradinhas mesmo, mas pode servir também para acompanhar uma quiche, uma torta salgada e até um filé de frango 😉

  • Pedro disse:

    Será que se trocar o cream cheese pelo creme de ricota ainda ficará muito bom?

    • dalbo disse:

      Oi Pedro. Nunca testei, mas acho que deve ficar bem bom também. Não imagino que vá ficar ruim com a ricota. Se testar depois me avise como ficou. Abraço, Angelo