Skip to main content

Bolo de Iogurte com Laranja ou Limão Siciliano

Confesso que quando se trata de doces, eu acabo sempre escolhendo os mais complicados e elaborados e trabalhosos. Eu gosto de receitas com etapas, com fórmulas exatas e tudo mais – eu acredito na beleza da matemática. Mas, ao contrário de tudo isso, essa é uma receita de um simples bolo. Simples mas bom! É fácil e rápido, não é nem um pouco seco e esfarelento, é molhadinho e não é muito pesado.

Essa é uma receita que adaptei levemente do Smitten Kitchen (uma das inspirações pro meu blog). Ela explica esse bolo como uma receita básica padrão e depois  lista uma possibilidade quase infinita de variações – ela chama o bolo de “lemon-anything-cake”. Dessas todas eu já testei umas quatro, explico aqui as minhas duas preferidas até agora. Minhas preferidas são a de Limão Siciliano e a de Laranja com Gotas de Chocolate. A de Limão com Blueberry eu já tentei fazer mais de uma vez, e nunca fica do jeito certo, porque os blueberrys daqui do Brasil são muito grandes e pesados, e na hora de assar eles afundam, deixam a massa grudenta e não assam direito, por isso desisti dele por enquanto.

Bolo de Iogurte com Laranja ou Limão Siciliano
adaptado do Smitten Kitchen

Ingredientes

1 xicara de iogurte integral (mais ou menos 1 e ½ pote de 170gr)
3 ovos grandes
1 xícara de açúcar refinado
casca de 1 laranja ou de 1 limão siciliano (ralada finamente, sem a parte branca)
1 col. de chá de essência de baunilha
½ xícara de óleo vegetal – canola, girassol, milho
1 ½ xícara de farinha de trigo
2 col. chá de bicarbonato de sódio (não fermento)
uma pitada de sal

opcional: 1 xícara de gotas de chocolate

Para o xarope
suco de 1 laranja ou de 1 limão siciliano
1 col. sopa de açúcar

Pré aqueça o forno a 180ºC.

Unte uma forma com manteiga e depois polvilhe com farinha. Pode ser uma forma com furo, tipo de pudim, ou uma retangular, tipo de pão.

Em uma tigela grande, misture o iogurte, os ovos, o açúcar, a casca de laranja, a baunilha e o óleo. Bata bem com uma vara de arames ou colher de pau.

Coloque uma peneira sobre a vasilha e nela junte a farinha, o bicarbonato e o sal. Peneire sobre a massa e misture lentamente todos os ingredientes. Se for usar as gotas de chocolate, adicione agora e misture mais uma vez, levemente.

Despeje a massa na forma e asse de 40min a 1h. Tudo depende da sua forma e do seu forno. Vá testando com um palito, até que ele saia limpo e a parte de cima do bolo esteja levemente dourada.

Enquanto o bolo assa faça o xarope: junte em uma panela o suco e o açúcar e ferva, em fogo baixo, por 5 minutos. Deixe esfriar.

Assim que tirar o bolo do forno, deixe descansar uns minutos na forma, antes de desenformá-lo. Espalhe o xarope com um pincel, ou então lentamente com uma colher – nesse caso é melhor fazer uns furos nele com um palito.

Espere esfriar um pouco para que o xarope se espalhe bem, e pronto!

5 Comentários

  • Jessica Pauletto disse:

    Ja fiz a receita e é otima, o bolo ficaa super macio!

  • Tâmara disse:

    Que linda e deliciosa surpresa achar seu site. Estava procurando uma receita de sobremesa com figos e brie, e voilá, achei aqui.

    Já inclui nos favoritos e repassei para um amigo que também ama comida e fazê-la.

    Parabéns pelo site, incrível.

    =)

  • Fernanda disse:

    Oiii! São 21h54 min e estou fazendo este bolo de limão siciliano, e o aroma na cozinha toma conta!!! Já sei que vai ficar delicioso! Adicionei chocolate chunks que trouxe de NY do Dean & Delucca… Veremos!

    • dalbo disse:

      Hmmm que delícia Fernanda!!! Quero saber como ficou com os pedaços de chocolate!