Skip to main content

Arroz Thai com Camarões e Ervilhas

De uns tempos pra cá, eu me apaixonei pela culinária Tailandesa. Do pouco que conheço e dos poucos restaurantes que já fui, tenho quase certeza que é uma das minhas cozinhas preferidas, top 3 digamos. A mistura de aromas e sabores, o levemente doce com o apimentado com o perfumado, comidas leves e sempre memoráveis.

Essa é uma receita adaptada de uma receita do Jamie Oliver, uma das minhas primeiras tentativas de comida com inspiração tailandesa, que já repeti uma dezena de vezes. É uma pasta base que o Jamie usa com um arroz com peixe, mas que já usei como base para um monte de receitas diferentes, como para temperar peito de frango, peixes ou camarões, e depois refogar na frigideira. Se não quiser usar camarões, pode fazer o arroz da mesma maneira, e servir como um acompanhamento para frango ou peixe.

Um dos ingredientes bem importantes desse prato é um pouco polêmico: o coentro. Ame-o ou odeie-o, já aprendi que não existe meio termo. Mas confesso que até um tempo atrás eu não aguentava, hoje eu adoro. Para aqueles que não suportam, podem substituir por cebolinha, também fica ótimo. Mas faça um esforço por mim e coloque pelo menos um pouquinho 😉

Arroz Thai com Camarões e Ervilhas
adaptado do Jamie Oliver

Para 4 a 6 pessoas

400gr de camarão
300gr de ervilhas tortas ou ervilhas congeladas
2 xícaras / 400gr de arroz basmati, thai jasmin ou branco

Pasta Thai

um punhado de folhas de coentro ou alguns talos de cebolinha
1 pedaço grande de gengibre (do tamanho de um dedão)
2 dentes de alho
1 pimenta vermelha de qualquer tipo
2 limões thaiti – suco e casca
1 col. sopa de óleo de gergelim
5 col. sopa de shoyu (75 ml)
400ml de leite de coco (2 garrafinhas)

Tempere os camarões com um pouco de sal e pimenta do reino e deixe de lado. Limpe as ervilhas tortas, cortando as pontas e corte-as em 2 ou 3 pedaços. Coloque uma chaleira com água para ferver.

Faça a pasta Thai. Em um processador de alimentos ou liquidificador coloque as folhas de coentro ou cebolinha, o gengibre descasacado e cortado em pedaços, os dentes de alho descascados, a pimenta sem as sementes, raspas da casca de limão, o suco de limão, o óleo de gergelim, o shoyu e o leite de coco. Bata tudo até obter um creme homogêneo e perfumado.

Cozinhe o arroz normalmente, mas com um pouquinho menos de água. Refogue o arroz em um pouco de azeite por alguns minutos e adicione a água fervendo – 3 ½ xícaras – e uma pitadinha de sal. Coloque a tampa da panela entreaberta e abaixe o fogo.

Quando a água do arroz secar, ele ainda vai estar um pouco duro, mas vai terminar de cozinhar em seguida. Nessa hora, deixe o fogo baixo ligado e adicione a pasta Thai ao arroz, misture e cozinhe um pouco para ela esquentar.

Aumente o fogo para médio e adicione na panela os camarões e as ervilhas. Misture e cozinhe, mexendo de vez em quando, por uns 3 a 5 minutos, ou até que os camarões fiquem rosados e as ervilhas crocantes mas cozidas. Se achar que está muito seco e ainda não está pronto adicione um pouquinho de água quente à panela. Não cozinhe demais senão o arroz ficará seco, os camarões duros e as ervilhas mole. Sirva quente e bom apetite!

4 Comentários

  • peter brandon disse:

    angely! fica bom com arroz integral? 😀
    e ao invez de camarões uns cogumelos lindos? shitake…?
    q delicia! to amando isso!

    • dalbo disse:

      Pedry!!! Nunca fiz com arroz integral, mas imagino que deva ficar tão gostoso quanto. Já com os cogumelos não tenho muita certeza, porque na culinária thai eles não são muito frequentes 😉 Beijos!!!

  • Katia disse:

    Oleei… fiz este arroz este final de semana e precisava vir aqui dizer … é do C*&%$#@ ….kkkkk

    Obrigada por dividir a receita e parabéns pelo blog !!

Deixe um comentário