Skip to main content

A segunda cozinha que eu visitei foi a da minha vó, ou melhor, da Néi. Desde que comecei com a ideia de visitar pessoas para retratar um pouco das cozinhas por aí sempre soube que essa seria uma das primeiras. A cozinha onde passei boa parte da minha infância. Com exatamente a mesma mesa onde fiz incontáveis refeições, desde os cafés da manhã com papinha de pão e nescau até os jantares de inverno com uma boa sopa de capeletti.

A Néi é minha vó querida do coração por parte de pai. Mas desde que nasci, nunca a chamei de vó, e sim de Néi. E, como fui o primeiro neto, o apelido carinhoso pegou, e a Nélie Mansuetta Guerra Dal Bó virou a Néi. Vaidosa que só ela, com certeza vou ouvir ela dizer que o cabelo dela não está do jeito que ela quer, provavelmente ela fale isso num email, Néi é vó conectada. Mas já adianto Néi: tá lindo sim e não tá parecido com o da Nina Hagen como você sempre diz.

Eu poderia ter fotografado o seu feijão, arroz e guisado (que ainda é o melhor feijão que eu já comi), ou então a sua famosa Pizza de Sardinha, com uma receita de mais de 30 anos (essa vai ser a próxima). Mas a que eu pedi especialmente para a Néi me ensinar foi a Cuca de Banana com Goiabada, que faz parte da minha história e queria que fizesse parte do meu repertório de receitas.

A cozinha da Néi é daquelas cozinhas de vó que contam histórias através dos objetos. Como por exemplo o conjunto de chá do seu enxoval de casamento e as marcações das alturas de todos os netos ao longo dos anos atrás da porta. Fora as louças que são lembranças da minha infância e de todas as refeições maravilhosas que eu já fiz nessa mesma cozinha, desde que eu nasci.

Mas o mais emocionante de todos provavelmente é o livro de receitas que meu avô escreveu para ela, com as próprias receitas dela, lá pela década de 60. Com uma caligrafia perfeita de caneta tinteiro e o português da época, uma relíquia da história gastronômica da família Dal Bó.

2 Comentários

  • Daniela Ricotta disse:

    Oi! Descobri seu blog hoje e gostaria de dizer que esta sessão que visita as cozinhas das pessoas é uma das coisas mais lindas que já vi na minha vida! Obrigada por se dedicar a isso.
    Bjs
    Dani

    • dalbo disse:

      Oi Daniela!
      Que demais. Muito muito obrigado. Tenho um prazer enorme em fazer essas visitas.
      Beijo, Angelo

Deixe um comentário