Voltar

Hummus (Pasta de Grão de Bico)

Para facilitar, eu uso grão de bico já cozido, que vem em latas ou caixinhas. Caso você não ache, pode usar o grão de bico seco e cozinhar conforme as instruções da embalagem.

Ingredientes

  • 1 lata/caixa de grão de bico cozido ou 1 xícara de grão de bico cru
  • 2 dentes de alho
  • 2 col. de sopa de tahine (pasta de gergelim)
  • 1 limão tahiti
  • ½ col. de chá de sal
  • 1 pitada de pimenta do reino
  • 1 col. de sopa de azeite de oliva e mais um pouco para servir
  • Escorra a água do grão de bico, mas reserve pois você irá usá-la. Descasque os dentes de alho.
  • No processador de alimentos ou no liquidificador, adicione o grão de bico, os dentes de alho, o tahine, o suco do limão, o sal, a pimenta do reino, uma colher de sopa de azeite de oliva e metade do líquido que você reservou da conserva do grão de bico.
  • Bata um pouco e vá adicionando mais água, até que o necessário para obter uma pasta lisa e com uma consistência nem muito líquida e nem muito dura (não tem certo e errado aqui, faça como preferir). Prove para ver se precisa de mais tahine, limão, sal ou pimenta.
  • Transfira para uma tigela e guarde na geladeira até a hora de servir, por até dois dias. Quanto mais tempo esperar mais gosto de alho ela terá.
  • Regue com uns fios de azeite de oliva e sirva com Pão Pita ou outro tipo de pão.
Imprimir