Voltar

Bisteca de Porco com Tapenade de Alcaparras e Nozes

adaptada de uma receita do Smitten Kitchen
Pode usar um pouco de salsinha picada também, e até umas raspas de casca de limão siciliano, como manda a receita que eu me inspirei (como eu estava sem em casa deixei sem e ficou ótimo).
Rendimento 4 porções

Ingredientes

  • 4 bistecas de porco
  • ½ xícara de nozes, levemente tostadas
  • ½ xícara de azeitonas sem caroço
  • 2 col. de sopa de alcaparras
  • 1 dente de alho, descascado
  • 3 col. de sopa de azeite de oliva
  • Se as nozes não estiverem tostadas, leve-as ao forno a 180ºC por uns 10 minutos, ou então dê uma tostada leve na frigideira em fogo baixo.
  • Você pode fazer a tapenade no processador de alimentos ou à mão, que vai ser um pouco mais trabalhoso mas o resultado vai ficar bom também.
  • No processador, misture as nozes, azeitonas, alcaparras e alho e processe até obter uma pasta. Adicione o azeite de oliva e processe mais um pouco.
  • Na mão, pique todos os ingredientes bem picadinhos ou amasse com um pilão e misture o azeite de oliva no final.
  • Seque as bistecas com um papel toalha e tempere com sal e pimenta do reino, dos dois lados.
  • Aqueça uma frigideira grande com um fio de azeite de oliva.
  • Cozinhe as bistecas por 2 minutos, ou até ficarem levemente douradas.
  • Vire-as e espalhe a tapenade por cima. Tampe a frigideira e cozinhe por mais 2 minutos, até dourar o outro lado e aquecer a tapenade. Sirva imediatamente.
Imprimir