Na Serra tive a oportunidade de fazer o Babaganoush diretamente no fogão à lenha, mas você pode fazer em casa usando a chama do fogão.
Ingredientes
2berinjelas
2dentesde alho
2col. de sopade tahine (pasta de gergelim)
1limão tahiti
½col. de cháde sal
1pitadade pimenta do reino
1col. de sopade azeite de oliva e mais um pouco para servir
Acenda a maior boca do fogão e coloque as berinjelas diretamente sobre a grade do fogão, para ela ter contato com a chama. Deixe cozinhar, virando constantemente com um pegador, até que fiquem queimadas e pretas em todos os lados. Retire e deixe esfriar um pouco.
Rale ou amasse os dentes de alho.
Abra as berinjelas com uma faca e retire todo o conteúdo de dentro com uma colher.
Adicione o alho, o tahine, o suco de limão, o sal, a pimenta do reino e uma colher de azeite de oliva. Misture tudo. Prove para ver se precisa de mais tahine, limão, sal ou pimenta. Se quiser uma pasta mais lisa, pode bater tudo no liquidificador, mas eu prefiro ela com pedaços maiores de berinjela.
Leve a geladeira até a hora de servir. Regue com azeite de oliva e sirva com Pão Pita, ou outro tipo de pão.