Pré-aqueça o forno a 180ºC. Toste as avelãs até que fiquem bem douradas e as cascas comecem a escurecer e a se soltar, uns 15 minutos. Retire do forno, espere esfriar e retire a casca de todas as avelãs, esfregando com os dedos ou esfregando umas às outras com as mãos. Se sobrarem algumas cascas sem problemas. Pique grosseiramente grande parte das avelãs, deixando algumas inteiras. Misture com o azeite de oliva e tempere com sal e pimenta do reino. Reserve.
Em uma tigela grande, esprema o suco de limão e misture com o vinagre. Essa mistura, além de temperar, vai garantir que nem a erva-doce nem a maçã oxidem e escureçam até a hora de servir a salada.
Lave o bulbo da erva-doce, retire as partes de fora se estiverem muito machucadas ou sujas. Usando um mandolin ou uma faca muito afiada, corte fatias muito finas. Misture imediatamente com o suco de limão.
Descasque a maçã e retire o caroço. Assim como a erva-doce, corte fatias muito finas usando um mandolin ou uma faca afiada. Misture também com o suco de limão. Adicione algumas folhas de hortelã e algumas folhas de erva-doce.
Para servir, transfira a salada para uma assadeira rasa e espalhe por cima as avelãs temperadas e mais algumas folhas pequenas de hortelã.