Skip to main content

Itália: Alta Badia e Bolzano, Trentino-Alto Ádige

Estive na Itália em Fevereiro deste ano e passei por 4 regiões. De cada lugar trouxe alguns ingredientes típicos e um vinho local. De volta ao Brasil, fotografei os ingredientes e pesquisei algumas receitas inspiradas nestes lugares para recriar em casa. Esta é a primeira parte: Alta Badia e Bolzano, ambas na região do Trentino-Alto Adige, no norte da Itália, fazendo divisa com a Áustria.

Alta Badia é uma estação de ski, no meio das Dolomites, as famosas montanhas do norte da Itália, composta por diversas pequenas vilas e cidades, cheia de hotéis e restaurantes. As montanhas são incríveis, com um desenho lindo, que ficam ainda mais impressionantes em um dia de sol e céu azul.

Bolzano é uma cidade meio italiana, meio alemã, com uma das melhores qualidades de vida da Itália, e uma feira natalina super famosa. Por lá me senti mais na Alemanha, já que nos restaurantes bebi muita cerveja local e comi strudel, spätzle, chucrute e pernil de porco. A região tem estas tradições culinárias mais pra Áustria do que pra Itália por ter pertencido ao império Austro-Húngaro por muito tempo.

Um dos pratos principais da região, e o que escolhi para fazer em casa, é o Canederli, uma bola de pão cozida em brodo (caldo de carne), que havia conhecido ano passado em Berlin, pelo nome de Knödel. Lembra muito o Pien, prato típico da minha região no sul do Brasil, e uma das minhas comidas preferidas da vida.

O sabor mais comum do canederli é o Speck, um dos produtos mais típicos da região, senão o mais típico, e foi o que eu escolhi para trazer de viagem. Um pedaço de carne de porco, levemente defumado e curado por alguns meses. O sabor e a textura lembram uma copa. Durante a viagem, comi todos os dias no café da manhã também, eles estava por tudo.

Além do speck, trouxe também uma garrafa de vinho Lagrein e um pote de mel local com avelãs, amêndoas, nozes e pinólis, perfeito sobre um pedaço de queijo. Tudo extremamente saboroso (as avelãs principalmente, minhas preferidas), perfeito com um pedaço de queijo.

5 Comentários

Deixe um comentário