Skip to main content

No final do ano passado, fiquei alguns dias visitando minha família, e aqui mostro retratos de um dia no nosso sítio, entre Farroupilha e Carlos Barbosa, colhendo abobrinhas e suas flores, e depois testando duas receitas com elas: Bolo de Abobrinha com cobertura de Ricota com Mel e Flor de Abobrinha Frita recheada com Ricota e Manjericão.

Peguei o gosto por cozinha há muito tempo, então ter um sítio com uma horta bem cuidada é muito especial. E agora com o Cozinha Dal Bó sempre que vou pra lá tento arranjar um tempo para fazer algumas receitas especiais com coisas que eu mesmo posso colher. A relação com os ingredientes nessas experiências é completamente diferente. Passei a minha infância fazendo isso, então pra mim já foi normal, mas imagino que muita gente não, assim como não é pra mim hoje que moro nessa loucura de São Paulo. Colher sua própria comida, isso sim eu considero uma experiência de luxo.

Graças ao meu tio engenheiro, mas cujo hobby é ser agricultor e cuida das hortas como ninguém, lá no sítio sempre tem alguma coisa produzindo, seja temperos (tem um alecrim que é quase da minha altura), alcachofras, várias saladas (a melhor baby rúcula que já comi), seja as favas que usei nessa receita aqui. Ou então o mel que usei no bolo, que tinha sido colhido lá fazia apenas dois dias, mais fresco e puro impossível. Tudo 100% orgânico de verdade, com gosto de comida de verdade. Sinto muita saudade de não ter mais salada e legumes direto do sítio toda semana em casa.

Nesse dia que passei lá, foi dia de colher abobrinha. Pegamos o trator, meu irmão no volante e meu pai e eu na caçamba, e fomos até onde meu tio havia plantado uma carreira de abobrinhas, que estavam todas produzindo. Abobrinhas verdes de todos os tamanhos e suas maravilhosas flores. A beleza da flor com a abobrinha nascendo logo depois dela é incrível. Pra quem não conhecia a flor da abobrinha como comida, é bem típica na Itália. Aqui já é bem mais raro, mas minha mãe disse que minha nona fazia muito em casa. Pena não peguei a receita dela.

3 Comentários

  • Anônimo disse:

    Boa tarde!
    Querido sobrinho fiquei muito feliz e emocionado em ler a tua coluna sobre a horta e os produtos orgânicos.
    Obrigado pela parte que me toca mas sempre cultivei tudo isto para a família.
    Na próxima vinda para cá terei novos ingredientes para te divertir.

    Abraços

  • Mariana disse:

    Lindas as fotos. Comi flor de abobrinha recheada com queijo na Itália. Muito boa. Pena não acharmos fácil por aqui, né?

Deixe um comentário