Skip to main content

Festa de Colônia em Torino, RS

No mês passado, em uma visita à minha cidade natal, consegui registrar um evento que eu sempre gostei muito: uma típica Festa de Colônia do interior italiano da Serra Gaúcha. Desde quando comecei a fazer esse blog sempre tive a vontade de registrar e mostrar aqui um pouco desses eventos do interior, que fazem parte da minha infância e da história da minha família.

A festa que participei foi a de Santa Ana, em Torino, uma comunidade que fica no interior de Carlos Barbosa, minha cidade natal. Um almoço para mais ou menos 400 pessoas, no salão paroquial, que fica em frente à igreja da localidade de Torino. No interior da Serra Gaúcha esse tipo de festa é muito comum, e acontece quase todo final de semana, em algum dos inúmeros salões espalhados nas comunidades ao redor das “grandes” cidades – como Farroupilha, Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves – todas com colonização italiana.

Essa região onde nasci e cresci foi colonizada 100% por italianos. Até hoje as nossas tradições, costumes e culinária italianas são muito fortes. Meus avós (meus nonnos) falavam italiano dentro de casa, um italiano antigo chamado Dialeto Vêneto, que veio junto com os seus antepassados, uns 150 anos atrás.

Por isso a culinária da Serra Gaúcha mistura o churrasco do gaúcho com a comida dos imigrantes italianos. Por isso nunca falta massa, com molho ou na sopa, pão e vinho tinto. E um almoço de colônia mistura isso tudo. Sopa, carne lessa, pien, massa, maionese e churrasco. A comida mais típica da minha região.

1 Comentário

  • odete disse:

    muito boa a matéria. Também faço parte de uma destas comunidades(São Silvestre L12) é muito lindo e a comida 10.